António Marques nomeado Emérito pela Universidade NOVA

A Universidade NOVA de Lisboa vai nomear António Marques, antigo docente da NOVA FCSH, como Professor Emérito. A cerimónia, que vai ter lugar no Dia da NOVA, a 12 novembro na Reitoria, é aberta ao público com inscrição prévia.

Fundador do Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA) e, durante muitos anos, Presidente do Conselho Científico da NOVA FCSH, António Marques notabilizou-se logo na sua tese de doutoramento – “Organismo e Sistema em Kant”, 1987 – afirmando-se como especialista em Immanuel Kant, um dos principais pensadores do Iluminismo. Distingue-se também pela sua tradução da “Crítica da faculdade do juízo”, do mesmo filósofo, e pela organização, em língua portuguesa, da edição das obras de Friedrich Nietzsche.

Em 2023, proferiu a sua lição de jubilação, escolhendo como tema “A Ideia de Paz em Kant”. Na ocasião concedeu uma entrevista publicada na página da NOVA FCSH onde, entre muitas ideias, afirma que “aquilo que distinguiu e deve continuar a distinguir a [nossa] Faculdade é o espírito de inovação”.

Segundo a NOVA, o título de Emérito é concedido “de modo excecional aos professores catedráticos, aposentados, reformados ou jubilados, cuja contribuição para a atividade da sua unidade orgânica seja reconhecida de mérito especialmente relevante”.

António Marques junta-se assim ao conjunto de Professores Eméritos que lecionaram na NOVA FCSH, ao lado de Fernando Rosas (2019), Salwa Castelo-Branco (2021) e Adriano Duarte Rodrigues (2021).