Foram conhecidos no passado dia 13 de dezembro os grandes vencedores da edição de 2022 do Prémio Melhor Ideia de Negócio: Go Green Go Social da NOVA FCSH em parceria com o Santander Universidades. O primeiro lugar foi atribuído pelo júri a CarBio-Solo, que recebeu um prémio pecuniário de 2.500€. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos a Green Phoenix e IMA – Inventário de Materiais de Apoio, respetivamente.
À semelhança de anos anteriores, o Prémio pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio baseadas em princípios de sustentabilidade no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, junto de estudantes, diplomados, docentes, funcionários ou investigadores da Faculdade.
Os vencedores foram anunciados durante o Pitch Final, a terceira e última etapa do Prémio, perante um júri composto por Rui Pedro Julião, Subdiretor da NOVA FCSH para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi, João Seixas, Pró-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa para a área da Inovação Socio-Territorial, Susana Galvão, representante do Santander Universidades, Eduardo Graça, Presidente da Direção da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e João Batista, Co-founder & Creative Director da The Agency, como representante do Ecossistema Empreendedor.
Acerca dos projetos vencedores
1.º Lugar: CarBio-Solo
A CarBio-Solo surgiu no início de 2021 pela mão de três então estudantes de Mestrado na Universidade NOVA de Lisboa: Henrique Cerqueira, estudante de Ambiente e Recursos Naturais da NOVA FCSH, Carlos Álvaro especializado em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica também pela NOVA FCSH e Pedro Carvalho formado em Gestão pela NOVA SBE. Entretanto a equipa alterou-se, passando a integrar Tomás Machado, antigo estudante da NOVA FCSH e atualmente empregado na empresa HP Drones, e Sérgio Prazeres também antigo estudante da NOVA FCSH e gerente da empresa The Use Concept.
A ideia tem a sua génese na dissertação de Mestrado “Sequestro de Carbono no Solo – Mitigação das Alterações Climáticas em Ecossistemas Mediterrâneos”, mas apenas pôde ser concretizada graças à integração da tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica e das noções de Economia e Gestão que complementam a equipa. Sob o lema “Enterrar o Carbono, Desenterrar o Futuro”, o projeto procura trazer transparência, verificabilidade e monitorização que os participantes consideram faltar aos esquemas tradicionais de compensações de carbono.
O esquema do projeto subdivide-se em três produtos distintos, apontados a diferentes clientes individuais, empresariais e públicos. O ponto central é a captura e sequestro de carbono, oferecendo ao mercado uma forma de mitigar a sua pegada carbónica de uma forma transparente, adicional e justa.
O projeto venceu o primeiro lugar da edição de 2022, tendo ganho um prémio pecuniário no valor de 2.500€ para o seu desenvolvimento.
2.º Lugar: Green Phoenix
A GreenPhoenix surge como solução prática para todas e todos aqueles que pretendem realizar compostagem, mas não sabem como fazê-lo, nem onde entregar o material compostado, dado que 37% dos resíduos produzidos em contexto doméstico são biorresíduos que podem (e devem) sofrer um processo de compostagem. Contudo, o esforço logístico que essa compostagem implica resulta numa fraca adoção desta prática pelas famílias lisboetas.
Assim, o projeto Green Phoenix pretende oferecer um serviço de coleta, em casa do cliente, através de um sistema de troca de recipientes, onde vão sendo depositados os bioresíduos compostáveis à medida que são produzidos. O subscritor terá, posteriormente, acesso a um leque de descontos oferecido por produtores locais, que, em retorno, beneficiam do composto já produzido, funcionando assim num modelo de economia circular.
O mercado alvo são os e as residentes de Lisboa, entre os 20 e os 40 anos, com uma consciência ambiental ativa e poder de compra. Green Phoenix propõe-se a tornar a compostagem numa prática integrada nas rotinas das famílias lisboetas, e, assim, reduzir a quantidade de resíduos que acabam nas lixeiras ao devolver à terra o que dela provém.
Esta ideia de negócio valeu a Duarte Gaivão (estudante da NOVA FCSH) e Maria Mexia um honroso segundo lugar, tendo recebido um prémio pecuniário no valor de 1.000€.
3.º Lugar: IMA – Inventário de Materiais de Apoio
Após a consciencialização da realidade museológica no que diz respeito aos materiais de apoio expositivos, o projeto IMA entendeu a necessidade de tomar medidas para uma melhor gestão destes materiais, de modo a promover a sua reutilização. Para isto, avançou com esta ideia de negócio que visa o desenvolvimento de uma plataforma digital onde será gerido o inventário de materiais de apoio das entidades museológicas ou outros que adiram aos seus serviços. Esta ideia torna-se inovadora pelo foco sustentável que é dado a estes materiais com acesso a uma melhor gestão, agilizando o trabalho em equipa.
O Inventário de Materiais de Apoio pretende colmatar a lacuna existente na gestão e, por sua vez, na reutilização de materiais de apoio museográfico. A resolução deste problema permitirá a poupança de recursos económicos, uma vez que torna desnecessária a compra de materiais aquando de uma nova exposição, assim como evitar o gasto excessivo de materiais e os excedentes provocados.
Acrescentando a esta necessidade, existe também uma constante alteração de exposições, e consequentemente, uma movimentação destes materiais. Tendo participado no Programa de Ocupação de Jovens da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o projeto teve a oportunidade de trabalhar com a equipa do Núcleo de Conservação e Restauro do museu do Município. Com o desenvolvimento de diferentes funções museológicas, identificaram uma carência na gestão de recursos e materiais, ou seja, perceber em que estado se encontram os objetos, assim como a sua localização.
Cristiana Bexiga, antiga estudante de Arqueologia da NOVA FCSH, Mariana Vieira e Sara Lemos receberam o terceiro lugar do Prémio Melhor Ideia de Negócio 2022: Go Green Go Social, no valor pecuniário de 500€.
Este ano, atendendo à qualidade das propostas apresentadas, foram selecionados 8 projetos para o Pitch Final. Os restantes 5 projetos, mencionados de seguida por ordem alfabética, foram classificados na 4.ª posição ex aequo, nomeadamente: Ateliê do Pátio; Cabazes do Amanhã; Packen; Rádio Dissonora; Solar Star.
O
Prémio Melhor Ideia de Negócio 2022 é uma iniciativa promovida pelo
Gabinete de Inovação e Criação de Valor em parceria com o Santander Universidades que, subordinada ao tema
Go Green Go Social, visa estar presente nos projetos de impacto social e ambiental que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.