Cartas com Sementes vence Prémio Melhor Ideia de Negócio 2024: Go Green Go Social
13 de Dezembro de 2024, 15:48
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Foram anunciados os vencedores da edição de 2024 do Prémio Melhor Ideia de Negócio: Go Green Go Social da NOVA FCSH, em parceria com a Fundação Santander Portugal. O primeiro lugar foi atribuído pelo júri à ideia Cartas com Sementes e ao seu projeto de literacia ambiental, tendo recebido um prémio pecuniário de 2.500€. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos a Finanças para o Futuro by Femina e à Comunicar Arqueologia, respetivamente.
À semelhança das edições anteriores, o Prémio pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio baseadas em princípios de sustentabilidade no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, apresentadas por estudantes, diplomados/as, docentes, funcionários/as ou investigadores/as da Faculdade que têm a possibilidade de adicionar outros membros exteriores.
Os vencedores foram anunciados no final da sessão de Pitch Final, a terceira e última etapa do Prémio, perante um júri composto por Rui Pedro Julião, Subdiretor da NOVA FCSH para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi, Isabel Rocha, Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa para as áreas da Investigação, Inovação e Criação de Valor, Inês Rocha Gouveia, representante da Fundação Santander Portugal, e João Archer Pratas, membro da equipa Seed on Wheels, vencedor do mesmo Prémio em 2023.
Os projetos vencedores
1.º lugar – Cartas com Sementes
A Cartas com Sementes é constituída por três alunos do 3.º ano da Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, Gonçalo Maggessi, Nuno Sampaio e Duarte Vargas, a quem se juntaram a designer Nelma Amado e o técnico de IT, Cleusio Lucas.
Os vencedores da edição de 2024 propõem combater a desconexão com a natureza e promover a literacia ambiental. Através de cartas com sementes e uma plataforma digital, a equipa visa criar uma comunidade conectada por interesses em botânica, incentivando a partilha de experiências e a aprendizagem.
Esta ideia integra o envio de sementes, um código QR e uma plataforma online com conteúdos educativos, fomentando a consciencialização ambiental e a criação de comunidades mais sustentáveis.
A ideia venceu o primeiro lugar e um prémio pecuniário de 2.500€ para o seu desenvolvimento.
2.º lugar – Finanças para o Futuro by Femina
O projeto visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade a gerir as suas finanças e combater a baixa literacia financeira, um problema que limita a autonomia e perpetua ciclos de pobreza.
Esta iniciativa, que conta com uma equipa composta por Joana Bastos, antiga aluna no âmbito do Mestrado em Ciências da Linguagem, juntamente com Lara Prazeres, Paula Duarte e Marcelo Orsoni, aposta num modelo de negócio sustentável e de impacto social, que procura transformar vidas e comunidades através da educação financeira, com o uso de storytelling digital e inteligência artificial para tornar a aprendizagem mais envolvente e inovadora.
Esta iniciativa conquistou o segundo lugar, tendo recebido um prémio pecuniário no valor de 1.500€.
3.º lugar – Comunicar Arqueologia
Este projeto pretende colmatar uma lacuna na comunicação da arqueologia. A equipa, formada por Sara Cura, antiga aluna do Mestrado em Comunicação de Ciência e aluna da Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia, juntamente com Margarida Branco e Guida Casella, destaca-se pela combinação de expertise em arqueologia, comunicação e gestão de ciência, o que permite transformar dados complexos em mensagens claras e envolventes.
O seu objetivo é maximizar o impacto social de cada projeto, promovendo o envolvimento da sociedade e a resposta às necessidades específicas da arqueologia, seja de investigadores, instituições académicas ou empresas, como parceiro estratégico para a valorização do património arqueológico, aumentando a consciencialização pública e o apoio à investigação.
O projeto recebeu o terceiro lugar e o valor pecuniário de 500€ para apoiar o seu desenvolvimento.
O Prémio Melhor Ideia de Negócio é uma iniciativa promovida pela NOVA FCSH em parceria com o Santander Universidades que, subordinada ao tema Go Green Go Social, visa estar presente nos projetos de impacto social e ambiental que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.