CETAPS cria Clube de Leitura com apoio da DGES

Elaborado no âmbito da Rede de Clubes de Leitura (DGES | PNL | Ministério da Ciência e Ensino Superior), os alunos de mestrado e doutoramento em Literaturas e Culturas Modernas, que pertencem ao Centro de Investigação CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) criaram o Clube de Leitura LIBERA(Mente), que procura incentivar a leitura de obras que representem as diversas vozes e estilos na literatura mundial contemporânea. O objetivo deste Clube de Leitura é enfatizar as vertentes multiculturais e as vozes de autores e autoras que exploram o conceito de liberdade em sociedades pós-coloniais.

Os livros escolhidos pertencem às “minorias literárias”, ou seja, a grupos étnicos, culturais, linguísticos e sociais que historicamente têm sido marginalizados ou sub-representados na literatura mainstream. Ao focar nestas vozes, o Clube de Leitura do CETAPS organizará sessões para a discussão das obras amplificando as diversas perspetivas, muitas vezes negligenciadas, enriquecendo assim o debate sobre a liberdade em contextos pós-coloniais.

O Clube de Leitura irá explorar obras que abordam o conceito de liberdade em sociedades pós-coloniais e promover uma reflexão crítica sobre a importância das vozes marginalizadas e das diversas experiências na construção de narrativas literárias globais e na compreensão mais profunda dos desafios enfrentados por essas sociedades no seu caminho rumo à liberdade e autodeterminação.

Este Clube de Leitura é aberto para todos os alunos e funcionários de qualquer unidade orgânica de Universidade Nova de Lisboa. O local das sessões será na FCSH, no campus da Av. de Berna, durante o ano letivo de 2024/2025, estando a sala, obras e datas ainda por anunciar.