Chrysi Rapanta volta a estar entre os investigadores mais citados do mundo

Chrysi Rapanta, Docente da NOVA FCSH e membro integrado do IFILNOVA, volta-se a destacar como uma das investigadoras mais citadas do mundo, desta vez no ano de 2023, segundo o ranking da Universidade de Stanford, publicado pela Elsevier. 

Com o nome “World’s Top 2% Scientists Ranking“, divulgado anualmente, a classificação lista os 2% de cientistas mais citados do mundo, cobrindo 22 áreas científicas e 174 subáreas, destacando-se pela influência e impacto da investigação académica. Este ranking tem como suporte a Scopus, uma base de dados internacional de artigos científicos, tal como as respetivas citações em diversas tipologias, de jornais a revistas académicas, e baseia-se ainda em métricas de citação padronizadas mais precisas, com vista a combater os abusos de autocitação. O número de citações permite, assim, avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico.

Este ano, a NOVA regista um crescimento significativo no número de investigadores listados, com 86 investigadores reconhecidos, face aos 78 do ano passado – um aumento de 10%. Este aumento reflete a trajetória ascendente da Universidade, cujo número de investigadores incluídos no ranking triplicou nos últimos três anos, consolidando a sua posição no panorama científico global. 

Este reconhecimento internacional é mais uma prova da qualidade e do impacto da investigação realizada na Universidade NOVA de Lisboa, que continua a afirmar-se como uma referência no panorama académico mundial. 

A lista completa de investigadores da NOVA destacados encontra-se disponível aqui.