Clube de Leitura da NOVA FCSH eleito para financiamento
Afonso Reis Cabral, Prémio Leya, durante uma conversa na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia

A NOVA FCSH foi umas das instituições contempladas com uma linha de financiamento para apoiar o desenvolvimento do Clube de Leitura das Bibliotecas da Faculdade. A iniciativa, promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, resulta num financiamento de até 2 mil euros para estimular “a socialização, o pensamento crítico, o autoconhecimento e o conhecimento do mundo”, considera o site do PNL.

O Plano de Ação do Clube de Leitura das Bibliotecas da NOVA FCSH, agora financiado, contempla seis sessões que se estendem ao longo do próximo ano letivo 2024/2025, tendo sempre a Liberdade como ponto de partida. As formas de dinamização vão centrar-se em mesas redondas, conversas com autores/as e uma visita cultural. Sempre que possível estas sessões serão desenvolvidas em formato híbrido, para abranger o maior número de pessoas. Será ainda promovido um encontro de Clubes de Leitura na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Fundado há cerca de um ano, o Clube de Leitura das Bibliotecas da NOVA FCSH promove um conjunto regular de encontros, cada um subordinado a uma temática diferente, onde os/as membros escolhem uma obra para ser lida, de entre uma seleção de livros sugeridos pelo Clube. Posteriormente realiza-se um debate sobre o tema da publicação, muitas vezes com a presença dos próprios autores.

A próxima sessão do Clube de Leitura está integrada nas atividades desenvolvidas pela Faculdade no âmbito da Semana da Saúde Mental, que se realiza em outubro de 2024. Quem quiser fazer parte do Clube de Leitura das Bibliotecas da NOVA FCSH deve preencher este formulário.