CRIA vence bolsa para estudar tecnologias de reconhecimento facial

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) recebeu uma bolsa de 2.46 milhões de euros do European Research Council (ERC) para o projeto “Facial Recognition Technologies. Etho-Assemblages and Alternative Futures (fAIces)”. Liderado pela investigadora Helena Machado, o financiamento vai ser aplicado, durante os próximos cinco anos, na análise dos impactos políticos, éticos e sociais que as tecnologias de reconhecimento facial exercem sobre a cidadania e a privacidade. Estas tecnologias são usadas comumente para identificação e rastreamento, armazenando biliões de rostos e alimentando redes neurais que são cruciais para o desenvolvimento da inteligência artificial.

O CRIA é uma unidade interuniversitária que existe desde 2007 e que em 2021 integrou o IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. A NOVA FCSH é um dos pólos desta estrutura em rede que conta ainda com a Universidade do Minho, a Universidade de Coimbra e o Instituto Universitário de Lisboa.