Programa Interuniversitário entre NOVA FCT, Universidade do Porto e Universidade de Lisboa

Apresentação

O programa de Doutoramento em Media Digitais constitui uma associação entre a Universidade do Porto, a Universidade NOVA de Lisboa, através da NOVA FCSH e da FCT NOVA, em associação com a Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências e Instituto Superior Técnico). Este programa doutoral fornece um plano curricular avançado na área dos Media Digitais, tendo em vista a formação de líderes para os processos de Transformação Digital.

O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interativos sobre a web, a TV interativa, o vídeo on demand e os sistemas de recomendação, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis e redes sociais, bem como o paradigma da Indústria 4.0, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de tópicos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação, incluindo o terceiro ciclo. O objetivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.

Objetivos

O Programa de Doutoramento tem como objetivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:

  • criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;
  • gerir equipas de criativos e produtores;
  • exercer uma atividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting.

 

Áreas De especialidade

  • Tecnologias e Interação Pessoa-Máquina
  • Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos;
  • Jornalismo, Dados e Gestão de Informação;
  • Indústria, Públicos e Mercados.

Estrutura curricular

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 (150+30)) na componente não letiva).

Modalidades de componente não letiva: Tese.

Número de créditos em regime de opção livre: 22.5 créditos. Os seminários de opção livre poderão ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela NOVA FCSH, FCT/NOVA ou da Universidade do Porto ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.

O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente

  • Nuno Correia
  • Teresa Romão
  • Vários docentes da UP e da UL