Apresentação

O Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário assume um compromisso com a inovação, a especialização, o trabalho colaborativo interdisciplinar e a relação com o mercado de trabalho. Cruzam-se diversos saberes e perspetivas da área científica e disciplinar da História e das Ciências da Educação.

Há a preocupação de proporcionar uma formação que alia a mobilização de saberes académicos diversificados, o desenvolvimento de competências reflexivas e autorreguladas com a investigação nas áreas da educação, a experimentação, a aplicabilidade prática em diferentes contextos educativos.

É relevante a iniciação à profissão docente e, por isso, são estabelecidos protocolos com Escolas Básicas e Secundárias onde os alunos em estágio são recebidos, durante um ano letivo, para realizar a Prática de Ensino Supervisionada como componente não letiva do Mestrado em Ensino. O acompanhamento dessa prática profissional é feito com a colaboração de orientadores cooperantes com muita experiência, licenciados na área específica e com várias formações complementares.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

_____

  • 120 créditos em História, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
  • Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (na altura em que as inscrições estejam abertas). 

Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH

____

  • 30 ECTS em História de Portugal
  • 90 ECTS em História Geral

 

Objetivos

  • Compreender a importância da educação para o progresso pessoal e social.
  • Refletir sobre os desafios que se colocam à sociedade em geral e às escolas portuguesas em particular.
  • Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
  • Aplicar adequadamente os conhecimentos históricos.
  • Planificar atividades colaborativas e autorreguladas, adequadas aos documentos curriculares, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
  • Construir recursos e instrumentos de avaliação que contribuam para desenvolver competências diversificadas.
  • Avaliar a adequação e aplicação das metodologias de trabalho e dos recursos.
  • Compreender as mudanças no desenvolvimento psicológico, com especial relevo para as que ocorrem na adolescência.
  • Adquirir competências básicas no diagnóstico e resolução de situações problemáticas na sala de aula.
  • Refletir sobre a ética da profissão docente.

Estrutura curricular

Duração: 4 semestres  Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Protocolos de estágio

O Mestrado em Ensino de História conta com diversas parcerias com escolas básicas e secundárias, nas quais os estudantes podem ter a sua experiência profissional. Atualmente essas escolas são as seguintes:

  • Escola Secundária de Santa Maria (Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra);
  • Escola Secundária D. Dinis (Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa);
  • Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada;
  • Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, Alverca;
  • Escola Secundária de Miguel Torga (Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Massamá);
  • Salesianos de Lisboa - Colégio Oficinas de São José, Lisboa;
  • Escola Básica de Marvila (Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa);
  • Escola Secundária Ferreira Dias, Cacém;
  • Escola Secundária de Azambuja, Azambuja.
  • Agrupamento de Escolas de Carcavelos, Carcavelos.