DIURNO E PÓS-LABORAL
Apresentação
Na Licenciatura em Sociologia queremos formar profissionais qualificados, investigadores criativos e cidadãos conscientes e intervenientes. Por isso, ensinamos a conhecer, a aplicar e a investigar em Sociologia, considerando as dimensões demográfica, ecológica e geográfica, histórica, política e cultural que constituem a realidade social. Privilegiamos também diversas vias de aplicação científica e profissional, começando, já no curso, pelo fomento de estágios opcionais, que proporcionam um contacto com o mercado de trabalho e com atividades de voluntariado.
Os/as nosso/as estudantes pertencem à maior escola de Ciências Sociais e Humanas do País. Por conseguinte, têm a possibilidade de diversificar muito a sua formação, de acordo com os seu próprios interesses e apostas profissionais, nomeadamente realizando parte dos seus estudos noutros cursos da Faculdade, e até completando minors. Podem, também, optar pela mobilidade internacional para a qual dispõem de um vasto leque de parceiros Erasmus em algumas das mais prestigiadas universidades europeias.
Além do público jovem, que procura preparar-se para a entrada no mercado de trabalho ou para o prosseguimento de estudos, queremos também responder às aspirações de trabalhadores que procuram desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos, competências e habilitações. Por esta razão, possuímos também um curso pós-laboral, além de creditarmos criteriosamente as competências adquiridas ao longo da vida, se as mesmas forem adequadas aos objetivos da licenciatura.
Seja no curso diurno, seja no pós-laboral, os estudantes de Sociologia adquirem um conjunto de fundamentos teóricos, metodológicos e práticos que os habilitam a desenvolver atividades profissionais altamente qualificadas ou a transitar para cursos de formação avançada, em mestrado e doutoramento.
Provas de Ingresso
É necessário um dos seguintes conjuntos de provas:
- Filosofia e Português
- História e Português
- Geografia e Matemática
Vagas
Secretariado
sociologia@fcsh.unl.ptUnidades de Investigação Associadas
Saídas Profissionais
Os estudantes da Licenciatura puderam já beneficiar de estágios em múltiplas entidades estatais, empresas privadas e públicas e privadas, ONG e IPSS. Consulte aqui uma lista com alguns exemplos destas entidades.
- Administração pública e políticas sociais
- Políticas de ensino; segurança social; políticas sociais; políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social; reinserção social; habitação social; política de intervenção multicultural; administração escolar; administração hospitalar e outras instituições de saúde.
- Terceiro Setor
- Associações, Cooperativas, Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), Organizações não governamentais (ONG).
- Cultura e comunicação
- Animação cultural; património cultural e ambiental; políticas
culturais; gestão da cultura e do conhecimento; marketing e
publicidade; comunicação empresarial; comunicação social;
atividades editoriais.
- Animação cultural; património cultural e ambiental; políticas
- Empresas, Organizações, Consultoria
- Gestão de recursos humanos; formação profissional; gestão dequalidade; planeamento estratégico; sondagens; marketing ecomunicação interna e externa, empresas de estudos de Mercado.
- Autarquias e desenvolvimento regional
- Planeamento regional e local; planeamento e intervenção urbanística; reabilitação urbana e ambiental; proteção civil; ação social; promoção e educação para a saúde; planeamento, programação e intervenção cultural e artística.
- Ensino e Investigação
- Ensino e formação; investigação científica; empresas de estudos e projetos; gabinetes de estudos e planeamento; sondagens e estudos de mercado; produção de estatísticas e análise de dados; consultoria; investigação-ação.
Taxa de Empregabilidade
* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.
Regimes de acesso Ao curso
Estrutura curricular
Duração: 3 anos / 6 semestres Créditos: 180 ECTS
O/A estudante tem de realizar 180 ECTS: 90 ECTS realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 ECTS do quadro de complementares, e 60 ECTS realizados em qualquer área científica de outras licenciaturas ou Menor da NOVA FCSH, podendo no máximo realizar 30 ECTS nas unidades curriculares do plano de estudos da licenciatura em Sociologia.
Semestralmente, o/a estudante não se deve inscrever em mais de 30 créditos.
Os/As estudantes de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação
Corpo docente
- Ana Lúcia Teixeira
- Ana Paula Gil
- Catarina Reis Oliveira
- Dalila Cerejo
- David Justino
- Helena Serra
- Inês Pereira
- Iva Miranda Pires
- Luís António Vicente Baptista
- Joana Malta Guedes
- João Pedro Nunes
- João Sedas Nunes
- José Alberto Simões
- José Herculano Paulo
- Madalena Sandmann Corte-Real
- Manuel Lisboa
- Maria do Rosário Jorge
- Maria João Valente Rosa
- Miguel Chaves
- Nuno Dias
- Patrícia Pereira
- Rahul Kumar
- Rui Santos
- Sílvia Almeida
- Susana Batista
- Susana Carvalho da Silva