Apresentação
O Curso de Mestrado em Estudos de Educação, renovado em 2020, ancora-se numa abordagem transdisciplinar. Visa formar especialistas em educação com uma perspetiva integradora de conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para compreender e atuar sobre problemas educativos. Destaca-se o foco na conceção, planeamento e monitorização de políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based).
Assim, o curso compreende tanto uma dimensão aplicada, privilegiando a produção de conhecimento científico rigoroso mobilizável pela ação profissional e política, como uma dimensão da investigação, capacitando para o prosseguimento de estudos e investigação científica.
Em termos de investigação, realça-se o enquadramento no âmbito do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA / NOVA FCSH), particularmente nos grupos e projetos sobre educação. Anualmente, organiza-se um Ciclo de Conferências, que conta com um leque diversificado de intervenientes e temáticas. Edições anteriores podem ser encontradas aqui.
O trabalho final de curso pode assumir a forma de Dissertação, Trabalho de Projeto ou Relatório de Estágio.
Objetivos
Entre outras capacidades patentes no plano de estudos, destacam-se:
- Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas;
- Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico;
- Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, em diferentes escalas de intervenção;
- Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas;
- Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretizaçãoo da sua missão.
Estrutura curricular
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS
O mestrado está estruturado em quatro semestres, sendo os três primeiros dedicados à parte curricular e à preparação da componente não letiva. No 4.º semestre o/a estudante realizará umas das seguintes modalidades de componente não letiva: dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório.
Coordenação
Susana Paiva Moreira Batista
Departamento de Sociologia (DS)
Professor/a Auxiliar