Apresentação

O Curso de Mestrado em Estudos de Educação, renovado em 2020, ancora-se numa abordagem transdisciplinar. Visa formar especialistas em educação com uma perspetiva integradora de conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para compreender e atuar sobre problemas educativos. Destaca-se o foco na conceção, planeamento e monitorização de políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based).

Assim, o curso compreende tanto uma dimensão aplicada, privilegiando a produção de conhecimento científico rigoroso mobilizável pela ação profissional e política, como uma dimensão da investigação, capacitando para o prosseguimento de estudos e investigação científica.

Em termos de investigação, realça-se o enquadramento no âmbito do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA / NOVA FCSH), particularmente nos grupos e projetos sobre educação. Anualmente, organiza-se um Ciclo de Conferências, que conta com um leque diversificado de intervenientes e temáticas. Edições anteriores podem ser encontradas aqui.

O trabalho final de curso pode assumir a forma de Dissertação, Trabalho de Projeto ou Relatório de Estágio.

 

Objetivos

Entre outras capacidades patentes no plano de estudos, destacam-se:

  • Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas;
  • Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico;
  • Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, em diferentes escalas de intervenção;
  • Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas;
  • Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretizaçãoo da sua missão.

 

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS

O mestrado está estruturado em quatro semestres, sendo os três primeiros dedicados à parte curricular e à preparação da componente não letiva. No 4.º semestre o/a estudante realizará umas das seguintes modalidades de componente não letiva: dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório.

Coordenação