Apresentação
O Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2.° ciclo do ensino básico) pretende formar professores competentes e confiantes. Estes professores deverão ser capazes de partilhar a sua paixão pela música com os seus alunos. Para isso, terão de adquirir as competências básicas para o exercício da profissão de professor que lhes permitirão gerir turmas. Associadas às suas habilidades musicais, as técnicas e estratégias de educação musical adquiridas possibilitam a planificação, a execução e a avaliação das atividades na sala de aula.
As teorias apresentadas nas unidades curriculares do primeiro ano têm a possibilidade de ser aplicadas na prática de ensino supervisionada no 2.º ano. A reflexão centrada sobre episódios concretos permite um enquadramento teórico dos erros e da sua correção, e ainda, o ensaio das alternativas.
CONDIÇÕES DE ACESSO
____
- 120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, Formação Musical e em Ciências Musicais e nenhuma com menos de 25 créditos, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
- Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (assim que as inscrições estiverem abertas).
Objetivos
Ao longo do curso, o estudante deverá ser capaz de:
- adquirir as bases psicológicas, sociológicas, históricas e filosóficas para o exercício da profissão de professor;
- compreender modelos de educação musical que suportem a aquisição de um repertório de técnicas e estratégias de ensino;
- adquirir um repertório de técnicas e estratégias de ensino;
- adequar as suas competências musicais à educação musical;
- aplicar um programa de educação musical no ensino básico;
- refletir sobre as práticas de ensino e o seu enquadramento ético e profissional.
Vagas
Secretariado
edu.form@fcsh.unl.ptUnidades de Investigação Associadas
Ligações Úteis
- Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
- Departamento de Ciências Musicais
- Valores das propinas
- Regulamento sobre inscrição, propinas, taxas e emolumentos
- Despacho 19/2018 e 2/2023 - Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino
- Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
- Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro
Estrutura curricular
Duração: 4 semestres Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Coordenação
Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
Departamento de Ciências Musicais (DCM)
Professor/a Auxiliar
Corpo docente
- Ana Leão
- Ana Isabel Lemos Pereira
- Carlos Ceia
- Cecília Valentim Coelho
- Chrysi Rapanta
- Cláudia Urbano
- Elisabete Fiel
Protocolos de estágio
- Associação Escola 31 de Janeiro, Parede
- Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, Porto Salvo
- Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães, Alverca
- Agrupamento de Escolas Pinhal de Frades, Seixal
- Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, Olivais
- Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Carnaxide
- Agrupamento de Escolas Filipa de Lencastre, Lisboa
- Cooperativa A Torre, Restelo
- Colégio Valsassina
- Agrupamento de Escolas Nº.1 de Abrantes