Apresentação

O Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2.° ciclo do ensino básico) pretende formar professores competentes e confiantes. Estes professores deverão ser capazes de partilhar a sua paixão pela música com os seus alunos. Para isso, terão de adquirir as competências básicas para o exercício da profissão de professor que lhes permitirão gerir turmas. Associadas às suas habilidades musicais, as técnicas e estratégias de educação musical adquiridas possibilitam a planificação, a execução e a avaliação das atividades na sala de aula.

As teorias apresentadas nas unidades curriculares do primeiro ano têm a possibilidade de ser aplicadas na prática de ensino supervisionada no 2.º ano. A reflexão centrada sobre episódios concretos permite um enquadramento teórico dos erros e da sua correção, e ainda, o ensaio das alternativas.

CONDIÇÕES DE ACESSO

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  • 120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, Formação Musical e em Ciências Musicais e nenhuma com menos de 25 créditos, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
  • Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (assim que as inscrições estiverem abertas). 

Objetivos

Ao longo do curso, o estudante deverá ser capaz de:

  • adquirir as bases psicológicas, sociológicas, históricas e filosóficas para o exercício da profissão de professor;
  • compreender modelos de educação musical que suportem a aquisição de um repertório de técnicas e estratégias de ensino;
  • adquirir um repertório de técnicas e estratégias de ensino;
  • adequar as suas competências musicais à educação musical;
  • aplicar um programa de educação musical no ensino básico;
  • refletir sobre as práticas de ensino e o seu enquadramento ético e profissional.

Estrutura curricular

Duração: 4 semestres  Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Protocolos de estágio

  • Associação Escola 31 de Janeiro, Parede
  • Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, Porto Salvo
  • Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães, Alverca
  • Agrupamento de Escolas Pinhal de Frades, Seixal
  • Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, Olivais
  • Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Carnaxide
  • Agrupamento de Escolas Filipa de Lencastre, Lisboa
  • Cooperativa A Torre, Restelo
  • Colégio Valsassina e Agrupamento de Escolas Nº.1 de Abrantes