Consulte aqui a estrutura curricular e o plano de estudos em vigor.

Apresentação

O Mestrado em Ciências da Comunicação foi renovado em janeiro de 2022, mantendo a oferta de 5 áreas de especialização – Cinema e Televisão, Comunicação e Artes, Comunicação Estratégica, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, e Estudos dos Media e do Jornalismo. Os novos seminários enriquecem uma diversificada oferta curricular que responde melhor às exigências formativas do 2º ciclo em Ciências da Comunicação, contemplando:

- Uma dimensão aplicada, que produz conhecimento rigoroso de um ponto de vista académico e útil socialmente a decisores políticos, ativistas, profissionais, criadores e cidadãos interessados no campo dos media e da comunicação. Esta perspetiva interdisciplinar inclui atenção a temas de atualidade na perspetiva da comunicação e sintonia com as dinâmicas do mercado, da política e da sociedade;

- Uma dimensão de investigação, que articula teorias e investigação, favorecendo sinergias e o envolvimento de mestrandos em projetos de pesquisa, direcionando aqueles que desejarem prosseguir estudos doutorais; 

- Uma dimensão de criação, ancorada em práticas disruptivas, de inovação e releitura, com foco nas relações entre media e sociedade, comunicação e cultura, tecnologias e artes.

A conclusão do Mestrado em Ciências da Comunicação pressupõe a frequência de 6 seminários, 4 dentro da área de especialização e 2 livres, se os estudantes assim o desejarem. Cada área de especialização oferece entre 6 (mínimo) e 9 (máximo) unidades curriculares diferenciadas, lecionadas por docentes altamente qualificados e reputados especialistas nas diversas áreas de formação, com ampla experiência académica e profissional.  

A área de especialização em Cinema e Televisão aposta numa formação holística entre o Cinema e a Televisão, tendo em atenção as capacidades de investigação e criação intersecional potenciada pela aproximação entre estas duas culturas e universos criativos e profissionais.

A área de especialização em Comunicação e Artes aprofunda a reflexão sobre o campo artístico a partir do enquadramento das Ciências da Comunicação. O foco são as artes contemporâneas (performativas, plásticas e digitais) numa perspetiva interdisciplinar que, a par da reflexão teórica, oferece espaço de experimentação.

A área de especialização em Comunicação Estratégica explora quatro áreas cruciais do saber deste campo de estudos que respondem às necessidades de sociedade complexas: Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Marketing e Publicidade.

A área de especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias aprofunda a ligação e o impacto da comunicação e das novas tecnologias na cultura, através de uma formação teórica e crítica, com análise de objetos e práticas. Aprofunda as problemáticas emergentes na injunção entre a comunicação e a cultura, o que torna obrigatório o pensamento e a crítica do digital.

A área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo capacita para lidar com a complexidade da sociedade informacional em rede e permitir uma intervenção crítica nos vários domínios do social atravessados pelos media (jornalismo, políticas públicas, regulação, mercados, públicos, novos media, ativismos e participação) reconhecendo a sua centralidade nas figurações contemporâneas.

Áreas De especialização

  • Cinema e Televisão
  • Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
  • Comunicação e Artes
  • Comunicação Estratégica
  • Estudo dos Media e de Jornalismo

Estrutura curricular

É composto por seis seminários, dois deles de opção livre, podendo ser escolhido a partir do elenco da oferta de 2.º ciclo da NOVA FCSH.

Duração: 3 semestres Créditos totais: 90 ECTS (60 em unidades curriculares + 30 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Erasmus +

O mestrado permite a mobilidade para estudos nas seguintes universidades

  • Université Catholique de Louvain
  • Technische Universität Dortmund
  • Friedrich-Schiller-Universität Jena
  • Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea
  • Universidad de Castilla-La Mancha
  • Universidad de Huelva
  • Universidad Complutense de Madrid
  • Universidad Carlos III de Madrid
  • Universidad de Valladolid
  • Université Bordeaux Montaigne
  • Université Lumière (Lyon II)
  • Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III)
  • Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis

 

  • Alma Mater Studiorum - Università di Bologna
  • Università degli Studi di Padova
  • Università di Pisa
  • Libera Università Maria SS Assunta Roma
  • Università degli Studi Roma Tre
  • Università degli Studi di Siena
  • Università degli Studi di Torino
  • Università degli Studi dell'Insubria
  • Uniwersytet Im. Adama Mickiewicza
  • College of Social and Media Culture
  • Helsingin Yliopisto (University of Helsinki)
  • Nottingham Trent University