Apresentação

O Mestrado em Estudos Urbanos resulta de uma parceria entre a NOVA FCSH e o ISCTE-IUL, conferindo duplo grau. É apoiado por Unidades de Investigação de ambas as instituições.

A urbanização e globalização do mundo contemporâneo traduzem-se na crescente concentração populacional nas cidades, na intensificação da diversidade do seu tecido social e cultural e na sua assunção como propulsoras das novas economias globais do conhecimento. Para além de uma compreensão histórica deste processo, a formação especializada e multidisciplinar em estudos urbanos visa estimular uma investigação científica que tenha em conta a complexidade do tempo presente e que assegure capacidade de intervenção face aos novos desafios colocados por aquelas dinâmicas.

Os objetivos do mestrado são: a) fornecer um aparelho teórico-metodológico de análise das dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e das formas espaciais a elas associadas; b) desenvolver a capacidade de compreensão da atual complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida; c) fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão que permitam acrescentar eficácia e inovação às políticas urbanas

Este Mestrado está direcionado tanto para alunos com interesse na área dos Estudos Urbanos que terminaram o primeiro ciclo, como para técnicos e decisores cuja prática profissional se relacione com a intervenção em contextos urbanos e em equipas multidisciplinares. Estão associados as unidades de investigação da NOVA FCSH (coluna do lado direito) e o DINÂMIA’CET e o CIES, do ISCTE.

O curso decorre atualmente na NOVA FCSH.

Objetivos

  • Fornecer um aparelho teórico-metodológico de análise das dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e das formas espaciais a elas associadas; 
  • Desenvolver a capacidade de compreensão da atual complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida;
  • Fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão que permitam acrescentar eficácia e inovação às políticas urbanas.

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres

Créditos: 120 ECTS

O primeiro e segundo semestres do mestrado perfazem 60 ECTS, 30 por cada semestre. No primeiro semestre os/as estudantes realizam cinco unidades curriculares obrigatórias. No segundo semestre, a par com as duas disciplinas obrigatórias, o plano de estudos estabelece a realização de duas opções condicionadas. No terceiro semestre, para além da opção livre, a realizar em unidades curriculares de 2.º ciclo na NOVA FCSH ou no ISCTE-IUL, a estrutura curricular inclui uma disciplina TEP – Técnicas Especializadas de Pesquisa, realizada no ISCTE, destinada a apoiar metodologicamente a componente não letiva. Nos terceiro e quarto semestres, realiza-se a dissertação, o trabalho de projeto ou o estágio com relatório, correspondente a um total de 48 ECTS.

Coordenação

Corpo docente