Apresentação
(2024/25 - 14ª EDIÇÃO)
Artes da Escrita é um curso de pós-graduação não conferente de grau que oferece formação avançada nas várias artes da escrita. Por «artes da escrita» designa-se um conjunto que inclui as práticas literárias reconhecidas pela instituição literária e académica - poesia, romance, conto, drama, ensaio… - e ainda as práticas de escrita que em torno daquelas gravitam, com maior ou menor grau de porosidade ou mesmo interseção: escrita para cinema e televisão, por exemplo, crónica, biografia e ensaio. Por «formação avançada» entende-se neste caso a que alia o trabalho de caráter oficinal - aprendizagem de técnicas aferida pela realização de obras - ao trabalho teórico e analítico, traduzindo-se essa aliança quer na estrutura curricular quer na conceção e na própria organização de cada uma das suas unidades. A docência da maior parte dos seminários estará a cargo de escritores convidados.
Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 19 estudantes inscrit@s.
Objetivos
O curso em Artes da Escrita visa o aprofundamento da formação científica profissional em Artes da Escrita. Os alunos qualificados pelo curso deverão:
- Possuir conhecimentos e técnicas de escrita a um nível que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, preferentemente nos diversos contextos da criação literária; 2 — Saber aplicar esses conhecimentos e técnicas de escrita em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de trabalho e estudo;
- Ter capacidade para integrar novos conhecimentos e novas técnicas, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos sobre trabalhos análogos aos que produzem;
- Ser capazes de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
- Ter adquirido competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Vagas
Secretariado
Centro Luís Krus | clk.flv@fcsh.unl.pt | 217 908 300Ligações Úteis
Propina
2.000€Saídas Profissionais
O curso não concede formação certificada para o exercício de nenhuma profissão. Porém, garante formação avançada para atividades no âmbito da tradução literária, da divulgação cultural, em bibliotecas e espetáculos, e naturalmente a escrita de ficção, teatro, crónica ou ensaio profissionalmente ou não.
Estrutura curricular
Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS
Regime: Presencial | Horário: Pós-Laboral
O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS pode incluir 6 unidades curriculares com 10 ECTS cada:
- qualquer das que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação;
- até duas dos mestrados de Edição de Texto e de Estudos Portugueses;
- uma unidade curricular de qualquer das Pós-Graduações em funcionamento na NOVA FCSH, nos limites previstos nos respetivos regulamentos.
Coordenação
Abel Barros Baptista
Departamento de Estudos Portugueses (DEP)
Professor/a Catedrático/a
Corpo docente
- Joana Mello
- João Ferreira Gomes
- José Bértolo
- Miguel Castro Caldas
- Paulo Moura
- Pedro Mexia
- Ricardo Araújo Pereira
- Rogério Casanova
- Rui Cardoso Martins