Apresentação

(2024/25 - 11ª EDIÇÃO)

A Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna é ministrada em regime e-Learning, privilegiando um modelo de comunicação assíncrona. Dirige-se particularmente (mas não exclusivamente) a profissionais da área da educação: professores de português do sistema educativo nacional e de países de língua oficial portuguesa, leitores de português no estrangeiro e outros agentes educativos.

Tem como principal finalidade reforçar a formação destes públicos, no sentido de os dotar de conhecimentos e competências que tornem mais efetiva a sua prática educativa com alunos que não têm o português como língua materna. Em particular, a Pós-Graduação visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens.

Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 17 estudantes inscrit@s.

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:

  • Conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;
  • Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;
  • Capacidades de descrição e análise linguística do português;
  • Conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;
  • Conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;
  • Conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
  • Capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;
  • Conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna
  • Capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
  • Conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
  • Capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
  • Capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
  • Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.

Saídas Profissionais

Este curso visa:

a) Habilitar educadores e professores do sistema educativo nacional para lidar com as necessidades específicas de alunos de português língua não materna;

b) Proporcionar formação específica a (futuros) leitores ou professores de português que trabalhem noutros contextos educativos, quer em países em que o português tem o estatuto de língua estrangeira, quer em países, como é o caso dos PALOP, em que o português tem o estatuto de língua oficial e é a língua de escolarização, não sendo, no entanto, necessariamente a primeira língua de toda a população.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

Regime: e-Learning

O curso é ministrado em regime de e-Learning, privilegiando um modelo de comunicação assíncrona. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir as 6 unidades curriculares obrigatórias que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.

Coordenação