Apresentação

(2024/25 - 8ª EDIÇÃO)

A Pós-Graduação em Mercado da Arte e Colecionismo pretende produzir, sistematizar e difundir o melhor conhecimento teórico e prático neste domínio científico. É um setor muito ativo, criador de emprego e de riqueza em plena expansão. O curso visa dotar os alunos com ferramentas adequadas para ingressarem na esfera das galerias de arte, das leiloeiras, do antiquariato, da gestão de coleções de arte públicas ou privadas, dos museus, centros e espaços de exibição de arte, ou para prosseguir investigação avançada. Também os profissionais da área encontram nesta Pós-Graduação em Mercado da Arte e Colecionismo um espaço de reflexão e de problematização das suas práticas, com pertinente atualização teórica.

Este curso de pós-graduação promove estudos de formação avançada com uma estrutura que cruza três áreas fundamentais: a história da arte e da cultura colecionista; o funcionamento do Mercado da Arte e Colecionismo, português e global; e políticas para o direito e ética na ótica da economia da arte. O curso tem uma orientação teórico-prática e uma componente profissional, fruto das parcerias estabelecidas (a leiloeira Palácio do Correio Velho, onde algumas sessões terão lugar; e o Museu Nacional de Arte Antiga, onde também se realizarão aulas). Prevê, também, a participação de conferencistas internacionais, workshops especializados e a realização de uma visita de estudo a Londres facultativa.

observações

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O valor da propina contempla os custos com a viagem (voo) a Londres, no âmbito dos conteúdos programáticos de duas unidades curriculares, Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global e Mercados da Arte e os Novos Meios, a lecionação de conferências temáticas asseguradas por especialistas internacionais e a realização de workshops de especialização, complementares ao programa curricular. A PG comparticipará a viagem a Londres, assegurando a aquisição dos voos, ficando a estadia a cargo dos alunos.

Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 18 estudantes inscrit@s.

Objetivos

O curso tem por objetivo, a nível das competências gerais, produzir, sistematizar e difundir conhecimento teórico e prático no domínio científico do Mercado da Arte e Colecionismo.

Ao nível das competências específicas do curso de pós-graduação, propõe-se que no final do curso o estudante seja capaz de:

  • Compreender a evolução histórica e o contexto do colecionismo na sua estreita articulação com o mercado;
  • Distinguir a especificidade dos mercados da arte antiga e da arte contemporânea;
  • Problematizar a produção artística na sua relação com a sociedade e com o mercado;
  • Desenvolver ferramentas analíticas, reconhecer a qualidade artística e o valor económico para avaliar investimentos e transações de obras de arte;
  • Estudar criticamente os mercados globais da arte nas suas flutuações relacionáveis com a economia;
  • Identificar o papel dos agentes e dos intermediários nas dinâmicas do sistema da arte, da sua produção, divulgação legitimadora e do consumo;
  • Conhecer o funcionamento, a importância e o impacto das principais bienais e feiras de arte internacionais no percurso estético e na cotação da obra dos artistas.

Saídas Profissionais

O mercado da arte é um setor ativo, criador de emprego e de riqueza em plena expansão. Este crescimento proporciona boas alternativas de empregabilidade devido à natureza pluridisciplinar da área, que cruza diferentes domínios do conhecimento. Para além da investigação em estreita articulação com o Instituto de História da Arte da FCSH, as áreas de atuação do mercado primário e secundário, como galerias de arte, antiquários, leiloeiras, espaços museológicos, institucionais e alternativos, oferecem possibilidades de ingressar numa dinâmica carreira.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

Regime: Presencial | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 4 unidades curriculares obrigatórias;
  • 2 unidades curriculares do conjunto das optativas condicionadas.

 

Coordenação