Declaração de Barcelona sobre Informação de Investigação Aberta

A 16 de abril de 2024 foi publicada a Declaração de Barcelona sobre Informação de Investigação Aberta com o objetivo promover a utilização de infraestruturas abertas e informação sobre investigação aberta para a avaliação de ciência. O documento conta já com mais de 60 signatários.

As agências de financiamento do sistema científico nacional e internacional e as instituições de ensino superior têm recorrido de forma sistemática a informação constante em infraestruturas proprietárias e bases de dados fechadas com valores de subscrição muito elevados para apoio à decisão.

Os signatários da Declaração de Barcelona sobre Informação de Investigação Aberta defendem a adoção de um sistema aberto que recorre a dados transparentes e inclusivos o que permitirá que as informações utilizadas nas avaliações de investigação sejam acessíveis e auditáveis por todos, inclusivamente por quem está a ser avaliado.

Esta Declaração representa um passo significativo para o avanço da avaliação responsável da investigação e da ciência aberta uma vez que promove um ecossistema de investigação mais diversificado, inclusivo e transparente.

Os princípios assumidos pelos signatários são:

  • Faremos da abertura o padrão para as informações de investigação que utilizamos e produzimos;
  • Trabalharemos com serviços e sistemas que apoiam e permitem a informação aberta sobre investigação;
  • Apoiaremos a sustentabilidade das infraestruturas de informação aberta sobre investigação;
  • Apoiaremos a ação coletiva para acelerar a transição para a abertura da informação sobre investigação;

Outras sugestões de leitura

Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta

CoARA Agreement on Reforming Research Assessment