Visão e Compromisso
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam o futuro. Um futuro próspero, mais justo, inclusivo e sustentável. A NOVA FCSH, escola comprometida com a excelência académica e a responsabilidade social, considera os ODS como estruturantes para a orientação das suas atividades (letivas e de investigação), iniciativas e adaptação dos seus espaços. A ambição pela sustentabilidade tem de ser partilhada e a sua procura colaborativa, envolvendo toda a comunidade NOVA FCSH e os nossos parceiros externos.”
Rui Pedro Julião, Subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi
No âmbito do projeto ECO CAMPUS, iniciado em 2018, a NOVA FCSH tem vindo a “desconstruir” os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este projeto estratégico de educação e responsabilidade social procura promover a consciencialização de boas práticas, que permitam uma sustentabilidade equilibrada e saudável face à complexidade de desafios permanentes. Uma construção de mentalidade que visa, nos eixos sociais, ambientais e económicos, a reconfiguração da nossa forma de estar no mundo, fortalecendo e ampliando o nosso olhar, de forma coletiva, sobre a cultura da Sustentabilidade.
Iniciativas e Projetos
A NOVA FCSH assume um papel educativo na área da Sustentabilidade, promovendo iniciativas e projetos de responsabilidade social junto da comunidade, dentro e fora dos Campi. Promove práticas de conservação do meio ambiente e de hábitos de transporte sustentáveis, que buscam a equidade social, como a promoção da igualdade de género, o combate à pobreza e a exclusão social.
A iniciativa “Doação de Livros das Unidades de Investigação da NOVA FCSH” é um projeto de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O projeto visa promover a literacia, a inclusão e a equidade de acesso ao conhecimento, adotando uma abordagem híbrida que incorpora benchmarking, design thinking e reforça o conceito de team building.
Iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto
- Doação institucional: distribuição de livros para instituições nacionais e internacionais, Bibliotecas, Estabelecimentos Prisionais e Museus;
- Levantamento gratuito nas instalações: colocação de livros com cartaz alusivo à iniciativa “Leve um Livro” em mesas dos edifícios da NOVA FCSH, Campus Berna e Campus Campolide;
- Distribuição em atividades pontuais: distribuição de livros em eventos no campus, como o “Dia Aberto” e o “Dia Nacional da Sustentabilidade”;
- Projetos desenvolvidos com parceiros: projeto “Ler é viajar, viaje com a NOVA FCSH” é uma parceria com a CP – Comboios de Portugal e IP – Infraestruturas de Portugal que promoveu a doação de livros nas estações ferroviárias e a bordo de comboios, integrando a leitura com o prazer de viajar de forma sustentável.
O projeto “Do Conhecimento à Globalização da Sustentabilidade” é composto por sete Masterclasses, dedicadas à Sustentabilidade alinhadas com os 17 ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, divididas em dois grandes temas, um de quatro e outro de três Masterclasses com 1h30 cada.
Trata-se de um projeto integrado num dos eixos da NOVA FCSH (Ensino e Educação), caracterizado pelo envolvimento de stakeholders internos e externos, que procura garantir uma abordagem inclusiva e colaborativa para promover a Sustentabilidade. Tem uma vertente social voltada para a consciencialização e capacitação educativa na promoção de práticas sustentáveis.
Para além de ser dado destaque à certificação ACD para professores dos Ensinos Básico e Secundário, pretende-se:
- Alcançar um público alargado, nacional e internacional.
- Contribuir para a aquisição de hábitos sustentáveis.
- Aumentar o conhecimento em matéria de Sustentabilidade.
- Estabelecer redes e parcerias para impulsionar ações sustentáveis.
- Envolver a comunidade nos tópicos da Sustentabilidade.
É um projeto com uma componente integrante dos alumni e de parceria com as diversas partes interessadas bastante relevante, sem os quais não seria possível executar o mesmo. O projeto pretende aumentar a literacia em matéria de Sustentabilidade, nas dimensões ESG − Ambientais, Sociais e Governança, e estabelecer parcerias colaborativas, ampliando assim o impacto pretendido.
A dimensão nacional e internacional do público-alvo, incluindo professores dos Ensinos Básico e Secundário, visa igualmente o impacto nas camadas mais jovens, proporcionando aos educadores bases sólidas relativas ao conceito.
Na NOVA FCSH uma das áreas cruciais de intervenção na gestão ambiental é a melhoria do sistema de gestão de resíduos, com o desenvolvimento de um sistema de reciclagem eficaz e eficiente no Campus da Av. Berna em linha com o ODS 12. Um dos principais objetivos do sistema é o aumento da separação e do aproveitamento dos resíduos orgânicos e recicláveis e, com isso, reduzir o impacto ambiental da atividade diária da instituição. Este objetivo encontra-se alinhado com o projeto “Zero Waste Campus” da NOVA, que tem como meta reduzir efetivamente o envio de resíduos para aterros até 2030, através de estratégias como reciclagem, reutilização, compostagem e consumo consciente.
3 indicadores de referência
- Redução da produção de resíduos tendo por base a média dos últimos dois anos;
- Aumento da produção de reciclagem;
- Desenvolver o sistema de compostagem no Campus da Av. Berna.
Ações desenvolvidas
- Recolha dos caixotes de lixo das salas de aula e espaços comuns;
- Eliminação dos caixotes do lixo individuais nos Serviços com a colocação de um ecoponto (papel, plásticos/metal e indiferenciados/orgânicos) – nos gabinetes em formato open space;
- Restrição do acesso ao espaço de depósito do lixo com imposição de normas para depósito de lixo;
- Criação de cartazes informativos sobre as medidas realizadas e divulgação dos resultados.
Estas medidas possibilitaram a eliminação de mais de 250 caixotes individuais na Faculdade, resultando na redução drástica no número de contentores por dia e na redução no número de sacos de plástico por dia.
Desempenho e Metas
Integrado no ODS 11, o projeto abrange de forma significativa outros ODS, promovendo a consciencialização sustentável de boas-práticas nos diversos eixos de ação da Sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e coletivo, além de contribuir para a construção de comunidades mais informadas e capacitadas para os desafios de hoje.
Trata-se de um projeto “vivo” que compreende diversas iniciativas de promoção.
Considerando o impacto da produção de resíduos no meio ambiente, a NOVA FCSH implementou várias medidas para minorar as repercussões, procedendo à separação e direcionamento de resíduos para o devido tratamento.
A NOVA FCSH tem em curso um Plano de Implementação de Poupança de Energia que evidencia a necessidade da melhoria da eficiência energética e um compromisso institucional com as boas práticas de sustentabilidade ambiental nos diversos vértices de ação.