Divulgado Relatório de Avaliação da Universidade NOVA de Lisboa
13 de Dezembro de 2024, 09:59

Está disponível o Relatório de Avaliação da Universidade NOVA de Lisboa, elaborado pelo International Evaluation Programme (IEP) da European University Association (EUA). O processo avaliativo foi desenvolvido durante duas etapas: uma visita online, em abril de 2024, e uma visita presencial em junho de 2024.
Numa fase inicial, foi realizado um processo de autoavaliação conduzido por dois grupos nomeados por João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa. O comité estratégico foi composto pela equipa reitoral e pelos diretores das nove unidades orgânicas da NOVA, e a comissão operacional contou com Isabel Nunes, Vice-Reitora para o Plano Estratégico e Gestão da Qualidade da Universidade, um docente, um investigador, seis funcionários e um estudante.
A avaliação destacou a forte descentralização da NOVA e recomendou várias medidas para aprimorar a qualidade institucional, como a elaboração de um plano operacional único para toda a universidade. Entre as várias sugestões, estão a introdução de uma política de carga horária em sala de aula, atualmente considerada excessiva, a oferta de aulas em português para promover ainda mais a integração local de estudantes internacionais e a criação de práticas que promovam uma maior coesão entre as várias faculdades.
A cultura institucional, os métodos de ensino e de aprendizagem, a investigação, a ligação com a sociedade e a internacionalização foram as áreas da universidade que o International Evaluation Programme avaliou.
O Relatório de Avaliação, disponível para consulta, elogiou as práticas de excelência da Universidade NOVA de Lisboa, mas destacou que é necessário demonstrar que os serviços e processos comuns a todas as unidades orgânicas trazem benefícios para toda a instituição. A recomendação é que estas medidas reforcem a identidade da Universidade, sem comprometer a autonomia e a liberdade de cada Faculdade.