Docente da NOVA FCSH recebe Prémio Grémio Literário
20 de Março de 2025, 15:48

Teresa Pinto Coelho, Professora Catedrática do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas e investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC), foi distinguida com o Prémio Grémio Literário com o livro “Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez”. A obra, editada pela Tinta da China, “reconstrói e estuda a viagem” de Eça de Queirós a Alexandria, onde se deslocou “para assistir às cerimónias de abertura do Canal de Suez”, descreve a sinopse da obra.
O Prémio Grémio Literário já foi atribuído a diversas personalidades da NOVA FCSH, exemplos Daniel Alves, David Justino, Pedro Tavares de Almeida ou João Miguel Almeida, entre outros. O Prémio, constituído por uma escultura em bronze policromado da autoria de José de Guimarães, “destina-se a distinguir anualmente obras culturais originais, de autores portugueses nos domínios das letras, das artes e das ciências”, segundo o website do Grémio.
Teresa Pinto Coelho leciona na NOVA FCSH desde 1984. Entre 1986 e 1989 foi Leitora na Universidade de Oxford, onde obteve o Doutoramento em 1994 sob orientação dos Professores Tom Earle (Faculty of Medieval and Modern Languages) e John Darwin (Faculty of History) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e do British Council. Também na Universidade de Oxford desempenhou o cargo de Directora do Instituto Camões Centre for Portuguese Language e foi Supernumerary Fellow de St. John’s College entre 2004-2007, tendo desenvolvido numerosas atividades, nomeadamente a curadoria, em colaboração com a Bodleian Library, da primeira exposição sobre a presença de Portugal em Oxford, Portugal in Oxford, patente ao público entre 21 de Maio e 18 de Junho de 2005. Em 2022 tinha sido distinguida com o título Honorary Research Fellow pela Faculty of Medieval and Modern Laguages da Universidade de Oxford.