Documentário do CHAM exibido no Porto Femme 2025
3 de Abril de 2025, 14:18

O documentário “Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra”, integrado no projeto WomenLit, que tem no CHAM a sua a instituição de acolhimento, faz parte da seleção oficial da 8.ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema. O evento decorre de 7 a 13 de abril no Batalha Centro de Cinema, no Porto.
Assinado por Raquel Freire, o filme do CHAM reúne escritoras do Atlântico afro-luso-brasileiro para uma reflexão sobre criação, memórias, periferias e resistência literária e cultural. Conta com a participação escritoras de diferentes gerações e territórios, cujas vozes contribuem para a construção de uma memória literária plural e resistente.
O WomenLit é um projeto dedicado à análise das configurações poético-literárias da resistência na produção literária e artística de mulheres no espaço luso-afro-brasileiro no século XXI. A resistência, enquanto motor da atividade performativa e literária, surge como resposta às desigualdades de género, raciais e económicas ainda presentes nestes territórios.
Ao integrar o Porto Femme, “Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra” reforça a importância da representação feminina no cinema e na literatura, promovendo uma discussão essencial sobre resistência, inclusão social e cidadania. O festival será um palco privilegiado para a difusão destas vozes e para o debate em torno das desigualdades na sociedade contemporânea.
Nesta edição, o Festival reforça o seu compromisso com a igualdade e o empoderamento no cinema, apresentando 120 filmes em competição, oriundos de 35 países, incluindo 5 estreias mundiais, 7 estreias internacionais, 3 estreias europeias e 48 estreias nacionais.