Estudante da NOVA FCSH vence Concurso de Fotografia da NOVA

A imagem “Portugal Novo”, de Tristão Quiroga, estudante da NOVA FCSH, é a vencedora do XVI Concurso de Fotografia da NOVA. Esta fotografia faz parte do projeto artístico “Eu Quero Morrer Aqui” para o qual o estudante do segundo ano de História da Arte ainda procura financiamento para concluir.

Tristão Quiroga acredita na pertinência do projeto, especialmente no contexto do cinquentenário do 25 de Abril, e explica «trata-se de um retrato do que ficou do processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) baseada no envolvimento direto dos moradores na construção da nova cidade democrática. Enquadra-se na temática do Concurso de uma forma um tanto pessimista, se na origem do pano de fundo que eu escolhi está o resultado de um ambicioso projeto impulsionado pela euforia da “liberdade”, resta-nos o atual cenário de abandono e assimetrias».

Ana Bakaus, também da NOVA FCSH, foi distinguida com uma das menções honrosas com a foto “Onico”. A edição deste ano pretendeu associar-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril escolhendo como tema a “Liberdade”. O desafio aos participantes foi o de capturar momentos que a representassem de forma inspiradora. Organizado pela NOVA Cultura, concorreram no total 70 pessoas, que levaram 162 imagens a concurso. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 8 de maio, na Reitoria da NOVA. Todas as fotos premiadas podem ser consultadas aqui.

Vencedores:

1º Prémio: Tristão Quiroga (NOVA FCSH) | “Portugal Novo”

2º Prémio: Manuel Estriga (Nova SBE) | “Sentir a liberdade 3”

3º Prémio: Federica Sovereign (Nova SBE) | “Skies over silent waters”

Menções Honrosas:

Laila Babiker (NOVA Cairo) | “Intelectual Liberation”

Ana Bakaus (NOVA FCSH) | “Onico”

Riccardo Noronha (NOVA School of Law) | “A cor da liberdade”

Eva Carvalho (FCM|NMS) | “As armas da liberdade”

Amelie Lemmen (Nova SBE) | “Boundless dreams”

Inês Carmona Costa (FCM|NMS) | “Final Glow”

Destaque: “Portugal Novo