Estudantes da NOVA FCSH implementam plano de marketing para ONG

No âmbito da unidade curricular de Marketing da licenciatura de Ciências da Comunicação, estudantes da NOVA FCSH realizaram um plano de marketing para a CREACIL, Organização Não Governamental para a Pessoa com Deficiência. O plano nasceu de uma apresentação da instituição aos estudantes, onde um responsável deu a conhecer a organização, o seu historial e suas necessidades de marketing e comunicação.

No segundo semestre, os alunos trabalharam em grupos para desenvolver um plano de marketing, incluindo orçamento e calendário de trabalho real, que respondesse às necessidades apresentadas. O melhor plano foi selecionado por Ana Margarida Barreto, docente da unidade curricular, e membros da própria ONG. Será agora colocado em prática pela CREACIL, com apoio dos estudantes vencedores.

Esta iniciativa ocorre desde 2015 e, até o momento, estabeleceu parcerias com diversas ONG’s, como ADDHU, APAV, REFOOD, Mais Participação, Melhor Saúde, Fundação São João de Deus, World Wide Fund for Nature/ANP, entre outras. Por meio dessas parcerias, alunos e organizações têm colaborado na produção de soluções para problemas sociais, como violência no namoro, adoção de comportamentos sustentáveis e, como foi o caso deste semestre, promoção da inclusão social.

Segundo o website da CREACIL, a instituição tem como objetivo “a promoção da qualidade de vida e salvaguarda dos direitos de cidadania e igualdade de oportunidades dos cidadãos com deficiência e suas famílias”. Tem sede em Loures e é responsável pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), localizado em Moscavide.