
3º Encontro Ciclo de Conversas – Cidades, Dados e Jornalismo
Os dados estão em todo o lado: nas aplicações móveis, na tomada de decisões políticas e pessoais, na transparência de processos. E por isso, ao longo dos últimos anos, tornou-se fundamental refletir sobre o uso de dados em várias vertentes: nas cidades, nas políticas e no jornalismo.
Este ciclo de conversas pretende explorar de forma introdutória o uso de dados abertos em Portugal como ferramenta de gestão de políticas públicas, como fonte de informação e como legislação, em três conversas e em três universidades diferentes: Lisboa (NOVA FCSH), Braga (Universidade do Minho) e na Covilhã (Universidade da Beira Interior).Vamos refletir sobre os dados que nos rodeiam?
A participação nos eventos é gratuita.
Informações gerais:
- Em Lisboa na NOVA-FCSH no dia 26 de Fevereiro às 18h00: Uma cidade construída com dados
- Em Braga no dia 27 de Março às 16h00 no ICS (UMinho): Dados abertos governamentais: desafios e aplicações
- Na Covilhã no dia 29 de Abril na Faculdade de Artes e Letras às 15h: Jornalismo de dados em Portugal: Realidades e perspectivas
Terceiro encontro na Covilhã
Título: Jornalismo de dados em Portugal: Realidades e perspetivas
29 de Abril | 14h | Sala dos Conselhos (FAL/UBI) Faculdade de Artes e Letras, Covilhã
Oradores convidados:
- Salomé Esteves – Jornalista visual e de dados na Rádio Renascença.
- Branco di Fátima – Investigador Integrado do LabCom.
- Ana Pinto Martinho – Editora do Observatório Europeu do Jornalismo (EJO) para Portugal e investigadora do OberCom, com pesquisa na área da Inteligência Artificial e do jornalismo de dados.
Moderadora: Ana Sofia Paiva (ICNOVA/NOVA FCSH)
Sobre: Num mundo cada vez mais digital, somos confrontados com uma enorme quantidade de dados. Selecionar e interpretar os dados para obter uma visão mais plural e democrática do mundo tem vindo a desafiar a sociedade, com o jornalismo a assumir o papel na curadoria e análise de dados. Em Portugal, nos últimos anos, surgiram os primeiros jornalistas en publicações de dados. Mas qual é o estado da prática e do ensino do jornalismo de dados no país? Que ferramentas podem ser utilizadas para demonstrar realidades de forma mais inclusiva? Que papel desempenha a IA no jornalismo de dados? Nesta conversa, falamos sobre as realidades e as perspectivas de investigadores e jornalistas na prática de jornalismo de dados em Portugal.
—–
Este Ciclo de Conversas está a ser organizado pelas doutorandas do ICNOVA e do Observatório de Inovação nos Media (Obi.Media) Isabella Moura e Ana Sofia Paiva (ICNOVA/Obi.Media) e pela doutoranda do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Cláudia Dominguez (CECS/UMinho). Esta iniciativa conta com o apoio do ICNOVA, do Observatório de Inovação dos Media (Obi.Media), do GT Políticas, Regulação e Economia dos Média – SOPCOM, em parceria com o PolObs do CECS/UMinho e do Laboratório de Comunicação (LABCOM), da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI).
Local: NOVA FCSH | Sala dos Conselhos (FAL/UBI) Faculdade de Artes e Letras, Covilhã