2019
"Agentes e Práticas Regulatórias na Economia e na Sociedade (Sécs. XIX–XX): paisagens, perspectivas e debates"
Campus de Gualtar — 4710-​057 Braga

O Seminário-Workshop Agentes e Práticas Regulatórias na Economia e na Sociedade (Sécs. XIX–XX): paisagens, perspectivas e debates resulta da colaboração entre o Lab2PT UM, o Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e o GHES — ULisboa com o objectivo de historicizar as práticas regulatórias, de forma a contribuir para o surgimento de uma História da Regulação. O Seminário-Workshop focará a criação das normas jurídicas que presidem ao conceito de regulação, bem como as realidades práticas e os agentes que representam os Estados na sua aplicação no terreno, seja na área económica ou social, configurando paisagens económicas e sociais.

Ambicionando desenvolver conceitos e abordagens interdisciplinares no âmbito do estudo das regulações exercidas pelos aparelhos estatais, este Seminário-Workshop (com carácter formativo) será enquadrado em dois momentos. Um momento mais teórico, através do Seminário, com a presença de investigadores nacionais e internacionais cujos trabalhos abordam, de diferentes formas, temáticas relacionadas com práticas regulatórias. Um momento mais prático, através do Workshop, em torno do desenho de práticas de investigação que interceptem a regulação contemporânea e as suas paisagens económicas e sociais de projectos em torno da regulação, acolhendo investigações de doutoramento em curso. Pretende-se que os participantes se familiarizem com fontes primárias e abordagens que possam constituir-se como ferramentas para o estudo da regulação, bem como das realidades associadas, através da realização de pequenos exercícios práticos.

Neste duplo sentido, o Seminário-Workshop, através da ligação de três centros de investigação, visa, finalmente, a promoção junto da graduação e da pós-graduação de uma agenda de trabalhos interdisciplinares que coloquem e disseminem noções e práticas que directa ou indirectamente contribuem para a compreensão das práticas de regulação na longa duração.

Inscrições (🔗aqui): ​

A participação no seminário é livre, embora exija inscrição prévia.

O workshop, com tradução garantida, tem um numerus clausus de 40, mediante inscrição prévia e o pagamento de um dos seguintes valores:

• Alunos do 1.º e 2.º ciclos: 10 euros
  • Alunos do 3.º ciclo: 15 euros
  • Pós-doutorandos: 20 euros
  • Outros académicos/comunidade: 25 euros

Programa: ​

Programa do seminário-workshop

Comissão Organizadora:

Natália Pereira (Lab2PT, UM)
Jorge Mano Torres (IHC — NOVA FCSH)
Luís Aguiar Santos (GHES – CSG – ISEG, ULisboa)
Fátima Moura Ferreira (Lab2PT, UM)