24
Jul
2024
ANIMALIA Summer School 2024: Estudar animais nas Ciências Sociais e Humanas em Portugal
Curso
09:00 às 18:00 (24 a 27 Jul 2024)
NOVA FCSH

O projeto ANIMALIA – Animal Biographies: A network of agencies in the making of early modern empires, sediado e financiado pelo CHAM – Centro de Humanidades da NOVA FCSH, tem como objetivo aprofundar o estudo das interações entre as sociedades humanas e os animais não humanos, reconhecendo o papel de diferentes atores nos processos históricos. Pretende contribuir significativamente para o ‘animal turn’ em várias disciplinas das ciências sociais e humanas, em profundo diálogo com a história e, em particular, com a história ambiental. Num momento em que se reconfiguram discursos sobre o domínio humano sobre o mundo não-humano, a Escola de Verão ANIMALIA é uma iniciativa pioneira na academia portuguesa ao reunir um grupo de estudantes e investigadores que reconhecem os animais como co-construtores de narrativas históricas e mediadores de dinâmicas económicas, culturais e ecológicas.

Esta Escola de Verão é dirigida a estudantes de mestrado e doutoramento e a investigadores em início de carreira. Pretende reunir cerca de 20 estudantes de mestrado e doutoramento, recém doutorados, juntamente com investigadores juniores e seniores.

Os trabalhos decorrerão num ambiente informal e de convívio, com apresentações, workshops práticos, masterclasses e uma visita de estudo. Os candidatos devem apresentar uma carta de motivação, incluindo informações sobre o seu percurso académico e profissional (se aplicável), temas de investigação (por exemplo, o tema da tese de mestrado ou doutoramento) e o que esperam obter desta Escola de Verão.

Este evento é gratuito e inclui almoços e snacks. As despesas de deslocação e alojamento serão suportadas pelos próprios participantes.

O prazo para apresentação de candidaturas termina a 30 de junho e deve ser realizado para o seguinte endereço eletrónico: ninavieira@fcsh.unl.pt.

Chamada para Inscrições (.pdf)

Cartaz (.pdf)

Mais informações disponíveis aqui.