17
Mai
2023
Apresentação da revista Faces de Eva (N.º48) e homenagem a Paula Rego
Paula & The Flying Mermaids ©Nick Willing
Apresentação
18:00 às 20:00
Casa das Histórias - Paula Rego, Av. da República 300, 2750-475 Cascais

A arte como transfiguração da realidade é o tema central da edição n.º 48 da revista científica Faces de Eva, que homenageia Paula Rego, e será apresentada no próximo dia 17 de maio, pelas 18h, no Museu Casa das Histórias Paula Rego (em Cascais), num encontro livre e aberto ao público. A sessão inclui uma conversa sobre a pintora, entre Catarina Alfaro (Coordenadora da Programação e Conservação do Museu Casa das Histórias Paula Rego) e a escritora Anabela Mota Ribeiro (autora do livro Paula Rego por Paula Rego). 

Um ano após o desaparecimento da pintora portuguesa, este é um encontro de reconhecimento e gratidão pela arte e pela vida multifacetada de Paula Rego. Isabel Henriques de Jesus (Diretora de FACES DE EVA.ESTUDOS SOBRE A MULHER) lembra que Paula Rego denuncia a submissão das mulheres, mas também reclama o seu direito ao corpo, autonomia, à vida e à sexualidade”, razão pela qual tantas mulheres lhe estão reconhecidas. A revista Faces de Eva associa-se a esse sentimento de gratidão, e perpetua a sua memória através da presente edição. Catarina Alfaro sublinha que o pensamento artístico de Paula Rego se constrói a partir da reflexão sobre as experiências vividas, sendo “precisamente este gesto de entrega, este vínculo essencial entre a arte e a vida, que melhor traduz, desde sempre, o significado da sua obra”. E Anabela Mota Ribeiro invoca a “multiplicidade”, a “confluência de opostos e de pulsões contraditórias” para pensar Paula Rego, destacando uma frase de Caroline Willing, a filha mais velha da pintora: “Com ela nunca é acariciar ou bater, é sempre acariciar e bater”.

Esta iniciativa de FACES DE EVA.ESTUDOS SOBRE A MULHER tem o apoio da Fundação D. Luís I e do Museu Casa das Histórias Paula Rego. 

FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER é uma equipa de investigação pluridisciplinar integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa que, desde a fundação em 1999, publica uma revista científica (semestral) com o mesmo nome.