Artificial Intelligence and Education: A Critical Studies Approach
Conferência sobre Inteligência Artificial e Educação na NOVA FCSH
No próximo dia 30 de setembro de 2024, pelas 15h no Auditório 209, a Universidade NOVA de Lisboa, no Campus de Campolide, será palco da conferência Artificial Intelligence and Education: A Critical Studies Approach, apresentada por Wayne Holmes, da University College London. O evento, organizado pelo iNOVA Media Lab, abordará o papel crítico que a Inteligência Artificial (IA) desempenha na educação contemporânea. A conferência irá explorar aspetos-chave da IA no campo educacional, abordando questões éticas, de direitos humanos e de justiça social. O debate também abordará uma análise crítica sobre como as tecnologias de IA estão a ser integradas nos ambientes educacionais e o seu impacto nas práticas de ensino e aprendizagem.
Sobre Wayne Holmes
Wayne Holmes, doutorado pela Universidade de Oxford, é Professor Associado no UCL Knowledge Lab, na Faculdade de Educação e Sociedade (IOE) da University College London, onde recentemente foi nomeado Professor Titular de Estudos Críticos sobre Inteligência Artificial e Educação. Para além da sua posição na UCL, Holmes é Investigador Sénior no Centro Internacional de Investigação em Inteligência Artificial, e exerce também funções como Professor Associado na Universidade de Nova Gorica, na Eslovénia, e como Especialista Estrangeiro na Beijing Normal University, em Zhuhai, China. Wayne Holmes tem uma longa experiência no campo da educação, trazendo uma perspetiva crítica sobre a interseção entre IA e educação (IA&ED), examinando principalmente as suas implicações éticas, de direitos humanos e de justiça social. Entre as suas publicações recentes, destacam-se os livros Artificial Intelligence in Education: Promise and Implications for Teaching and Learning (2019), Ethics of AI in Education: Towards a Community-Wide Framework (2021), State of the Art and Practice in AI in Education (2022), e The Ethics of AI in Education: Practices, Challenges and Debates (2022). Coautor de relatórios da UNESCO, como AI and Education: Guidance for Policy-makers (2021) e Guidance for Generative AI in Education and Research (2023), também coassinou um relatório para o Conselho da Europa, Artificial Intelligence and Education: A Critical View Through the Lens of Human Rights, Democracy, and the Rule of Law, e o anexo DigComp 2.2 da JRC da União Europeia, Citizens Interacting with AI Systems (2022). Holmes também foi autor do relatório para a Education International, The Unintended Consequences of AI and Education. O seu trabalho de consultoria inclui aconselhamento aos ministérios da educação de Portugal e do Reino Unido, além de atuar como consultor para várias unidades da UNESCO. Holmes lidera ainda o grupo de especialistas do Conselho da Europa sobre IA e educação, que está a desenvolver um instrumento legal para regulamentar o uso de IA na educação, de forma a proteger os direitos humanos de professores e alunos. Atualmente, também aconselha o Relator Especial das Nações Unidas para o direito à educação em questões relacionadas com IA e educação, e integra o grupo de especialistas do Painel Consultivo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial do Secretário-Geral das Nações Unidas. Wayne Holmes já realizou palestras convidadas sobre IA e educação em países como Brasil, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Índia, Japão, México, Omã, Polónia, Eslovénia, Espanha e EUA, bem como em eventos online para audiências internacionais.