07
Mar
Avaliação e Didática. Situação e Perspetivas
Conferência
15:00 às 19:00
Colégio Almada Negreiros

Realiza-se, no próximo dia 7 de março (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da NOVA FCSH.

Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, nomeadamente, sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.

Serão apresentadas experiências – tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar e analisados os desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competências, com particular incidência no ensino e aprendizagem do francês e da matemática. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação se implicam mutuamente, mas que a perceção de docentes e alunos/as ou os discursos socialmente difundidos nem sempre integram essa correlação, antevê-se um debate vivo, no qual serão problematizadas algumas destas questões.

 

PROGRAMA

PAINEL 1 –15h00 – 17h15

Avaliação e didática: um diálogo crítico

  • Luís Manuel A. V. Bernardo | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
  • Daniel Bart | Universidade de Lille, Departamento de Ciências da Educação e da Formação
  • Teresa Teixeira Lopo | Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação

 

Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem

  • Christina Dechamps | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
  • Catherine Mendonça Dias | Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Departamento de Didática do Francês como Língua Estrangeira
  • Luca Agostino | Ministério francês da Educação Nacional e da Juventude, Inspetor Pedagógico para a área da Matemática
  • Pascal Sanchez | Embaixada de França em Portugal, Adido para a Cooperação Linguística e Educativa

 

PAINEL 2 – 17h30 -19h00

Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competências

  • António Domingos | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Helena Rocha | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Alexandra Rodrigues | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

 

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.

Link para acesso online ao Seminário  aqui   Meeting ID: 954 3647 9698   Password: 640040

Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt.