
Campos de colaboração nas práticas artísticas contemporâneas
O ciclo de conferências Campos de Colaboração traz à discussão um dos temas mais prementes da produção artística contemporânea: a colaboração entre artistas ou dentro de coletivos. Qual o impacto destas relações nos processos de criação e na empatia que o público e os próprios artistas têm com as obras? Como é que podem alterar a forma como pensamos a criação artística, abrindo possibilidades estéticas, mas também criando novas formas de agenciamento e de políticas culturais? Estas questões têm vindo a reconfigurar-se de modo decisivo nas últimas décadas, resultado dos desafios e das possibilidades que a globalização e o trabalho em rede trouxeram à criação artística.
Num espaço de encontro inovador, pensadores e criadores debatem estas e outras questões. O programa de dois dias inclui a intervenção das keynote speakers Catherine Quéloz e Liliane Schneiter, fundadoras do programa de mestrado de investigação CCC (Estudos críticos, curatoriais e de cybermedia) na Haute école d’art et de design, em Genebra; e uma mesa redonda sobre a colaboração na arte portuguesa.
Associado ao programa de seminários, no final de cada dia é apresentada uma conversa com as estruturas de criação SOOPA (terça-feira) e JA.CA (quarta-feira) para aprofundar os assuntos abordados.
Entrada livre*
* Sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 9h30
Organização
Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA, Instituto de História de Arte – IHA, Instituto de Filosofia da NOVA – IFILNOVA, e Culturgest.
Comissão organizadora
Ana Luísa Azevedo (ICNOVA), Benedita Pestana (ICNOVA), Filipa Cordeiro (IFILNOVA), Maura Grimaldi (ICNOVA), Raquel Ermida (IHA)