Ciclo Imagem e Revolução — Fotografia e Revolução
Ciclo de conferências
Atelier-Museu Júlio Pomar

CICLO IMAGEM E REVOLUÇÃO 2024

A propósito dos cinquenta anos da revolução do 25 de Abril, o Instituto de História da Arte, em parceria com o Atelier-Museu Júlio Pomar, propõe um Ciclo de Conversas sobre imagens de revoluções, sobre a relação entre imagem e revolução, e sobre a imagem enquanto revolução. As conversas partirão sempre de uma obra em concreto para depois convocar outras, e terão lugar em quatro momentos de 2024, abordando Fotografia, Pintura Mural, Artes Plásticas e Museus.

A primeira sessão deste Ciclo terá lugar no dia 27 de junho, pelas 17h, com o tema “Fotografia e Revolução“. Terá a participação dos investigadores do IHA /IN2PAST Afonso Dias Ramos, Ana Balona de Oliveira e Susana S. Martins, e de Miguel Cardina, do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A moderação é de Mariana Pinto dos Santos. O ponto de partida é o livro de fotografias Revoluções. Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974),  de Uliano Lucas, 2023 (ed. Miguel Cardina, Elisa Alberani, Vicenzo Russo)

Organização: IHA-NOVA FCSH/IN2PAST (Afonso Dias Ramos, Mariana Pinto dos Santos, Susana S. Martins) com Atelier-Museu Júlio Pomar

Local: Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa

Entrada livre sujeita à lotação da sala.