Jul
Colaboração interdisciplinar para centros históricos sustentáveis
Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa

Realiza-se a 11 de julho, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa, a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto Erasmus+ BIP “Olhares sobre a cidade: estudo e ação interdisciplinar nos centros históricos” (2023-2025) e do Ciclo de Conferências: “Diálogos Urbanos: Colaboração Interdisciplinar para Centros Históricos Sustentáveis”. O projeto coordenado pelas Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Universidad Nacional Educación a Distancia (UNED), Universidad Politécnica de Madrid (UPM) e Università degli Studi di Firenze (UniFi) debruçou-se sobre o bairro histórico da Mouraria.

As cidades representam um dos maiores desafios contemporâneos, estando intrinsecamente ligadas a questões essenciais como habitação e qualidade de vida, saúde e mobilidade, ambiente, indústria, imigração e turismo, entre muitos outros. Atualmente, mais de metade da população mundial reside em áreas urbanas, e espera-se que dois terços da população mundial vivam em cidades até 2050, tornando urgente a procura de soluções que harmonizem todos os pilares do desenvolvimento sustentável. Este crescimento urbano exerce uma considerável pressão sobre o espaço construído e os seus habitantes, provocando mudanças profundas nas dinâmicas espaciais, sociais, culturais e económicas destes lugares. O aumento do turismo e a sua pressão sobre a habitação, as práticas de renovação urbana e a gentrificação, a imigração e a mudança tecnológica são exemplos de desafios que requerem uma abordagem interdisciplinar.

Este projeto propõe a integração de várias disciplinas para alcançar estes objetivos, incluindo antropologia, arquitetura, arqueologia e geografia, unindo cinco universidades de Portugal, Espanha e Itália. O foco é oferecer uma formação a estudantes interessados em refletir sobre os novos desafios provenientes dos recentes fenómenos socioculturais e económicos que se manifestam no espaço público da cidade, especialmente nos centros históricos. Com uma abordagem interdisciplinar, a formação busca implementar uma combinação de lógicas metodológicas de arquitetura, urbanismo, antropologia urbana, arqueologia e outras ciências sociais e humanas relacionadas. Esta colaboração assegura resultados significativos de aprendizagem ao explorar temas como convergências de espaço e tempo, ritmos e temporalidades urbanas, permanências e reinvenções, narrativas e valores simbólicos que fundamentam as identidades dos bairros, processos histórico-dinâmicos, mudanças nos ambientes quotidianos, globalização, desafios climáticos, desigualdade social e vulnerabilidades, aumento da turistificação e da gentrificação, entre outros temas.

Os alunos participam em dinâmicas de diagnóstico integrado com trabalho de caráter propositivo, adaptadas ao lugar de estudo, num contexto onde a sustentabilidade, a resiliência equitativa e o avanço para uma transição ecológica justa são centrais nas propostas e alinhados com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Em 2024, a partir do Bairro da Mouraria, sob coordenação das docentes Leonor Medeiros e Mafalda Pacheco, numa equipa de cerca de 40 docentes e estudantes de Portugal, Espanha e Itália, estudámos como os enfoques e perspectivas de cada disciplina podem contribuir para uma melhor compreensão dos centros históricos e de todos aqueles que interagem com eles, além de propor ações eficazes que promovam uma melhor experiência urbana. Venha conhecer os resultados, nesta apresentação aberta à comunidade.