22
Nov
Como a água que corre. Em torno da obra de Luís Krus
Colóquio
Todo o dia
Fundação Calouste Gulbenkian

A recente reedição da obra A concepção nobiliárquica do espaço ibérico (1280-1380), de Luís Krus, é o pretexto para congregar um conjunto conceituado de investigadores que, a partir de áreas diversas do saber, entre a História, a História da Arte, a Literatura ou a Antropologia Histórica, procurarão discutir a obra e o legado historiográfico deste conceituado medievalista. Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e fundador do Instituto de Estudos Medievais e seu primeiro Diretor, Luís Krus abriu caminhos e perspetivas de investigação profundamente inovadoras, numa obra que continua a ser não só incontornável para uma renovada compreensão do passado medieval mas também fecunda pelas hipóteses e problemáticas que colocou. Discuti-las e aprofundá-las é o objetivo deste encontro, fazendo do debate científico e da partilha também uma forma de homenagem a uma figura que cremos ímpar do nosso medievalismo.

O Encontro conta com as intervenções de Adelaide MirandaAmélia Aguiar AndradeArsénio DacostaCarlos CarretoHermenegildo FernandesHilário Franco JúniorIvo de Castro e Maria João Branco. A sessão encerrará com uma Mesa Redonda dirigida por Bernardo Vasconcelos e Sousa.

O colóquio decorrerá no dia 22 de novembro, entre as 10h e as 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3), Lisboa.

Entrada Livre.

Informações adicionais

Comissão organizadora

Amélia Aguiar Andrade

João Luís Fontes

Luís Filipe Oliveira