12
Mar
Conversas com Valor: Desafios e Oportunidades do Ecossistema de Inovação
Mesa Redonda
18:00 às 20:00
Av. de Berna

Estão de regresso, no dia 12 de março, as Conversas com Valor, um conjunto de iniciativas que procuram dinamizar e fomentar a investigação colaborativa e interdisciplinar, nos mais variados formatos interativos, desde mesas-redondas, a webinars e workshops. A nova sessão, com o tema “Desafios e Oportunidades do Ecossistema de Inovação” procura promover o debate e a partilha dos desafios e oportunidades relativos à inovação e criação de valor entre representantes de organizações.

O painel, procurará também demonstrar como a academia pode contribuir com o seu conhecimento, particularmente nas áreas das ciências sociais e humanas.

Rui Pedro Julião, Subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi, terá a primeira palavra ao abrir a sessão, contando com o apoio de Dora Santos Silva, Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, que assumirá o papel de moderadora. 

Local: Av. de Berna, Auditório B1

 

Oradores 

 

O painel é composto por João Machado, Presidente da Fundação Ageas, Patrícia Rocha, Diretora executiva da Fundação Manuel Violante e Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.

 

João Machado – FUNDAÇÃO AGEAS

 
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas desde o início de 2021 que teve como primeira tarefa liderar uma revisão estratégica que culminou com o estabelecimento de quatro eixos de intervenção, entre os quais a criação de um eixo de investimento de impacto, e o foco da ação da Fundação em 3 problemas sociais: saúde, envelhecimento da população e exclusão social.
 
Antes disso, trabalhou na iniciativa pública Portugal Inovação Social onde foi responsável pelo desenho, implementação e gestão de dealflow do Fundo para a Inovação Social (FIS), primeiro fundo de investimento de impacto público em Portugal. Durante este período, fez parte dos grupos de trabalho “Impact Funds Initiative” da European Venture Philanthropy Association e do “Wholesale Impact Investment funds” do Global Steering Group for Impact Investment.
 
Começou a sua carreira profissional em consultoria, tendo trabalhado em três consultoras com responsabilidades que variaram entre o apoio à escalabilidade e ao acesso a financiamento por parte de startups, até à realização de avaliações performance de sustentabilidade de várias multinacionais.
 
 

Patrícia Rocha – FUNDAÇÃO MANUEL VOLANTE

 
Economista pela Nova SBE e pós graduada em Gestão Empresarial pelo INDEG/ ISCTE. Desenvolveu o seu percurso profissional na área financeira e de controlo de gestão no grupo Águas de Portugal tendo sido diretora financeira de duas empresas do grupo durante 5 anos. Após este período, integrou a equipa de regulação económica do sector da água durante 5 anos. O interesse pela economia social levou-a a integrar a equipa da Fundação Manuel Violante como diretora executiva, onde tem desenvolvido iniciativas de construção de competências de gestão em organizações sociais, projetos de consultoria em ONGs e apoiado empreendedores e organizações no seu caminho para a maximização do impacto social.  
 

 

Susana Castro Marques – PFIZER PORtugal

 

Licenciada em Medicina pela NOVA Medical School, especialista em Medicina Geral e Familiar e com uma pós-graduação em Bioética, um MBA em Gestão de Negócios da Indústria Farmacêutica e um Executive MBA no ISCTE-IUL/INDEG Business School, Susana Castro Marques conta com 20 anos de experiência na Indústria Farmacêutica. Na Pfizer trabalhou na área da Inflamação&Imunologia, cerca de 10 anos na área das Vacinas e em Julho de 2019 assumiu a Direção Médica em Portugal. É ainda membro das Direções da AMPIF desde 2014.
 
 

entrada é livre e gratuita, sendo necessário o preenchimento do formulário de inscrição.

Qualquer questão sobre a iniciativa deverá ser encaminhada para o gicv@fcsh.unl.pt.