Danças com Tradição: Os contributos do trabalho de campo para o ensino da dança tradicional
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS EM DANÇA
Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.
2024-06-13 | 10h00-12h00 | Sala Zoom
Acesso livre, exclusivamente online:
Sala Zoom
ID da reunião: 951 9507 9120
Danças com Tradição: Os contributos do trabalho de campo para o ensino da dança tradiciona
Ana Silvestre | Artista MUS-E
Carmo Prazeres | NOVA ATENA – Universidade Sénior de Linda-a-Velha
João Lara | EDCN / INVULGAR – Companhia de Dança
Montserrat i Domingo | Universitat de Girona
Um profissional de dança que atua ou intervém na comunidade através do ensino de danças ou da elaboração de coreografias assume-se como professor-coreógrafo ou coreógrafo-professor, conforme a ênfase que dá à função desempenhada (professor/ensino ou coreógrafo/criação) no trabalho que desenvolve. Para ensinar a aprender, na área das danças com tradição (portuguesas ou internacionais), o professor socorre-se, de forma mais ou menos acentuada, do designado trabalho de campo, ou seja, todo o processo que desenvolve no sentido de recolher elementos do repertório tradicional e comunitário, que estará na base do seu ensino etno-artístico, onde a tradição é motivo e produto coreográfico. Neste seminário, discutiremos as várias dimensões do trabalho de campo, analisando sua importância, possibilidades, limitações e mais-valias no planeamento e intervenção pedagógica e técnico-artística. Esta reflexão visa contribuir para a compreensão de metodologias e estratégias de ensino nas danças tradicionais, destacando a integração entre a prática de campo e a sala de aula.
Com moderação de Margarida Moura e Maria João Alves | INET-md / FMH-ULisboa
Ana Silvestre | Licenciada em Psicologia, ramo Educacional pela Universidade de Évora e Pós-Graduada em “Dança em Contextos Educativos” pela Faculdade de Motricidade Humana. Colabora com a Associação Pédexumbo desde 2006, como monitora de Danças Tradicionais do Mundo. Desenvolve trabalho como Artista MUS-E (projeto da Fundação Internacional Yehudi Menuhin), desde 2006, com a actividade artística Dança e Movimento na escola J.I.\EB1 da Cruz da Picada e Malagueira em Évora. Fez parte do elenco da ACCCA (Companhia Clara Andermatt) no espectáculo Fica no Singelo como Formadora e Mandadora de Danças Tradicionais Portuguesas. Mandadora de bailes encenados em projetos como o Baile das Histórias (uma co-produção Casa das Histórias Paula Rego e PédeXumbo), Bail`a Rir, e dos grupos Folk Aqui Há Baile e Siga Bailando.
Carmo Prazeres | Bailarina, coreógrafa e professora de danças tradicionais portuguesas e do mundo. Licenciada em Educação e Desporto pela Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana. Sempre ligada a causas sociais, nomeadamente voluntariado em Universidades Seniores onde leciona danças tradicionais. Professora de Danças Tradicionais e Internacionais na Escola, Eventos e Atividades Sociais.
João Lara | Bailarino, professor e coreógrafo de Flamenco formado pelo Conservatório Profissional de Dança António Ruiz Soler em Sevilha, recebe em 2020 o Diploma de Especialização em Flamenco pela Universidade Loyola de Sevilha, conclui em 2022, o Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e em 2023 a Pós-graduação de Treino em Dança da Faculdade de Motricidade Humana. Integra várias companhias de dança flamenca profissionais em Portugal, Espanha e Japão, tornando-se em 2015 o primeiro bailarino de Flamenco português a entrar numa companhia profissional de Flamenco em Espanha. Durante vários anos atua em diferentes países como México, Japão, Finlândia, Marrocos, Dubai, Suíça, Espanha, Portugal, entre outros. Em 2011 recebe o Primeiro Prémio do concurso organizado pelo Centro de Dança de Oeiras na categoria Dança Étnica. Em 2019, recebe o Segundo Prémio para solistas profissionais adultos e o Prémio Especial Fama Centro de dança de Jerez no Concurso Internacional de Flamenco Puro em Jerez de la Frontera (Espanha) tornando-se o primeiro bailarino de Flamenco português a ser premiado em Espanha. Em 2020, recebe o Primeiro Prémio na categoria de melhor coreografia a pares no Concurso Internacional de Flamenco Puro Jerez de la Frontera (Espanha). Atualmente leciona Danças de Caráter e Danças Espanholas na Escola de Dança do Conservatório Nacional e é coreógrafo da Companhia de Dança Invulgar – Dança Inclusiva em Cascais e de diferentes espetáculos de cariz pedagógico e profissional de Flamenco.
Montserrat i Domingo | Doutoranda no Doutoramento Interuniversitário em Artes e Educação UdG. Investigadora no grupo de investigação universitária GREPAI UdG. Mestrado em Artes Cénicas UAB. Mestrado em Terapia pelo Movimento e Dança UB. Pós-graduação em Saúde Mental UB. Licenciatura em Serviço Social URL/UB. Estudos teatrais no Col·legi del Teatre. Certificação em Dança Clássica ACADE Madrid. Experiência profissional em gestão empresarial, financeira e analítica. Percurso profissional em dança social com grupos de risco e grupos sociais diversos (Prémio 2022 Dansacat Projeto social. Prémio da Crítica 2023). Em DMT -terapia pelo movimento e dança- trabalha individualmente com crianças, adolescentes e adultos; em grupos, especializa-se em cuidadoras e em violência doméstica (Prémio 2012 Dansacat Dança e sociedade. 2020 Câmara Municipal de Barcelona Reconhecimento de boas práticas sociais. 2022 publicação em RIMCIS Q1). Docente em dança criativa e consciência corporal com grupos infantis e adultos, tanto dentro como fora da educação curricular. No âmbito artístico, atualmente está envolvida na criação e direção de peças (última estreia Performance sobre a Viagem ao Fundo do Mar. Bruxelas 2022). Coautora de três livros, colaborando em compilações e revistas. Participa em seminários, jornadas e congressos nacionais e internacionais relacionados com o movimento e a dança, apresentando comunicações, experiências e projetos.