“De olhar para trás, pensamento em frente” – Variações em Torno de António
Celebrando o legado e a vida de António Joaquim Ribeiro, mais conhecido como António Variações, pretende-se refletir sobre transformações sociais, culturais e políticas em Portugal desde as décadas de 1940 até a década de 1980. Registando-se que o cantor cruzou, viveu e passou por estas etapas – do trabalho infantil em contexto rural, à migração para a grande cidade; da Guerra Colonial às viagens para fora do país; da afirmação de um percurso musical suportado pela criação de uma imagem inimitável, do sucesso estrondoso até à morte temprana sob o signo de uma doença “maldita”.
Neste colóquio a História de Portugal será abordada através das lentes das migrações e emigrações, do trabalho infantil, da fome, da religiosidade, da dicotomia entre as condições de vida rural e urbana, das questões de género e identidade, da Guerra Colonial, e da emergência da contracultura pós-revolução Abril de 1974.
Além das comunicações selecionadas a partir do call for papers, este colóquio contará ainda com conversas com pessoas que privaram com o artista, recordando episódios e caraterísticas das vivências com António Variações e, a partir deles, debatendo a moda, a música e os costumes da época, bem como as roturas e a construção de novas realidades.
Tópicos de Interesse:
- Vida rural em Portugal até aos anos 70. Migrações internas: do campo para a cidade, de Portugal para o estrangeiro.
- Questões de género e sexualidade: perseguições, encarceramento, e as possíveis e raras afirmações de homossexualidade.
- Impactos da Guerra Colonial nas sociedades portuguesa e africanas.
- Experiências de infância e adolescência nas décadas de 1940 a 1970.
- A emergência da contracultura nas décadas de 1970 e 1980: música, moda, e espaços de sociabilidade alternativa. A homossexualidade sem máscaras. A consagração do direito ao divórcio. Os Direitos das Mulheres. A liberalização dos costumes.
- A Liberdade de Imprensa e seus reflexos nos costumes e mentalidades.
- Anos 80. A SIDA/VHI, o “Castigo de Deus”?
- A vida e o legado de António Variações: a sua sonoridade, a profundidade dos seus poemas/letras de canções, e o entorno cultural e social dos “Queridos Anos 80”.