Set
Estudos Medievais: O que é a Paisagem
Seminário
Online

No dia 19 de setembro de 2024, pelas 16h00, decorrerá a 5ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.

Esta sessão contará com a comunicação de Enrique Cerrillo Cuenca, e dedicar-se-á ao tema “O que é a Paisagem”.

Professor Titular da Universidade Complutense de Madrid, Enrique Cerrillo Cuenca concluiu o seu estágio de pós-doutoramento nas universidades da ExtremaduraLisboa e Évora. Foi investigador Ramón y Cajal e Investigador Distinto no CSIC, e é membro do Grupo de Investigação “Pré-história Recente da Bacia Interior do Tejo” da Universidade de Alcalá, bem como do CIDEHUS da Universidade de Évora.

A sua comunicação focar-se-á no conceito de paisagem em história e arqueologia, que é fundamental para compreender a interação entre as sociedades humanas e o seu ambiente ao longo do tempo.

Na história, o estudo da paisagens permite analisar como diferentes civilizações adaptaram e modificaram os seus ambientes naturais para a agricultura, a urbanização e outras atividades econômicas.

Na arqueologia, o conceito de paisagem vai além dos artefactos individuais, abordando a distribuição espacial de assentamentos, caminhos, estruturas defensivas e outros elementos que revelam a organização social e econômica das culturas antigas.

Técnicas modernas como a teledeteção, o uso de drones e o LIDAR, juntamente com estudos geofísicos e de solo, permitem identificar características ocultas da paisagem, oferecendo uma visão mais abrangente e detalhada do passado. Este enfoque integrado não só enriquece nosso conhecimento histórico, mas também informa práticas de conservação e gestão do património cultural, promovendo uma valorização mais completa e dinâmica dos sítios históricos e paisagens culturais.

Link Zoom