Integração de Imigrantes: é possível medi-la? O que os indicadores de integração de imigrantes ajudam a compreender
Conferência de abertura do Ano letivo do Mestrado em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo. Será proferida por Catarina Reis de Oliveira, Diretora Científica do Observatório das Migrações (OM).
Data e local: 26 de outubro, 18h | FCSH, Sala C004
Nota biográfica
É doutorada em Sociologia pelo ISCTE, mestre em Estatística e Gestão de Informação do ISEGI da UNL, licenciada em Sociologia pela FCSH/UNL e tem estudos pós-graduados da Universidade de Amesterdão, onde foi investigadora visitante do IMES (Institute for Migration and Ethnic Studies). Em 2000 recebeu o prémio de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian na área científica Multiculturalismo e etnicidade na sociedade contemporânea e foi-lhe concedida a Bolsa de Mérito da Universidade Nova de Lisboa. Em 2022 foi distinguida com uma menção honrosa na 6.ª Edição do Prémio António Dornelas, o único trabalho na área das migrações entre os premiados.
Trabalha na sistematização e análise de informação estatística e administrativa acerca dos estrangeiros residentes em Portugal desde 2006, tendo em 2014 lançado a Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações, que coordena cientificamente e é autora. Em 2018 e 2019 integrou o Grupo de Trabalho Censos 2021 – Questões “Étnico-Raciais”, criado através do Despacho n.º 7363/2018 com o objetivo de produzir recomendações no âmbito da recolha de dados sobre a composição étnico-racial da população em Portugal. Entre abril de 2019 e novembro de 2020 foi membro suplente do Conselho Superior de Estatística em representação da Presidência do Conselho de Ministros.
Tem vindo a publicar extensamente acerca da integração dos imigrantes, nomeadamente acerca dos contributos da imigração para Portugal, sendo autora de vários capítulos de livros nacionais e internacionais, de artigos em Revistas Científicas e de livros. É a coordenadora editorial das várias linhas editoriais do Observatório, nomeadamente Coleção de Estudos, Coleção de Teses, Coleção Comunidades e Revista Migrações. Tem também coordenado e participado em inúmeros projetos internacionais de investigação comparada na vertente da integração dos imigrantes.