
O muro dentro de Saba: Música, imaginação e possessão acústica
SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
02.04.2025 | 16h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 – Piso 2 | Sala Zoom
Entrada livre, presencial e online.
O muro dentro de Saba: Música, imaginação e possessão acústica
Victor A. Stoichiţă | CREM-LESC, CNRS – Université Paris Nanterre
A experiência musical envolve uma combinação particular de perceção e imaginação. Poder-se-ia chamar a isto audição “metafórica” (Peacocke 2009), no sentido em que os ouvintes mapeiam no que ouvem dimensões que normalmente não são audíveis. Neste seminário, argumentarei que muitas pessoas no mundo vão além da mera metáfora e, efetivamente, encontram no som coisas que não poderiam encontrar de outra forma. Muitas vezes, atribuem também uma agência a essas coisas, a que chamo “seres sónicos” (sonic beings). Para sustentar este argumento, apresentarei o exemplo de uma aula de música popular grega no sul de França. Os participantes desta aula procuravam compreender o conceito de makam, um pilar do legado otomano que alguns músicos gregos procuram reavivar na sua música. Veremos como o makam Saba foi abordado pelos participantes através de imagens verbais, exemplos cantados e ensaios instrumentais. Proponho, por isso, que a noção de “possessão” é mais eficaz do que a de “metáfora” para captar o sentido de presença que caracteriza as interpretações bem sucedidas do makam Saba. No horizonte desta discussão está uma melhor compreensão de como os “seres sónicos” participam como agentes sociais nas interações humanas. O seminário decorrerá em inglês.
Victor A. Stoichiţă | Investiga interações musicais no cruzamento entre antropologia, etnomusicologia e ciência cognitiva. Trabalhou com músicos profissionais roma, na Roménia, para compreender como eles relacionam os efeitos da sua música com conceitos como “manha” e “astúcia”. Isto levou-o a investigações alargadas sobre virtuosidade, ironia musical e técnicas de encantamento pelo som. Victor A. Stoichiţă é o atual diretor do Centro de Investigação em Etnomusicologia do Laboratório de Etnologia e Sociologia Comparada do Centro de Investigação Científica Francês (CREM-LESC, CNRS – Université Paris Nanterre).
Este evento foi financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID 004472 – INET-md – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Dança.