03
Abr
Oficinas sobre Restituição e Reparação - The Podcast Mourning the dead: Connecting histories of people, places, and remains
Jornadas
14:00 às 16:00
Link ZOOM

1.ª Oficina do Grupo de Trabalho sobre Restituição e Reparação | CRIA

The Podcast “Mourning the dead”: Connecting histories of people, places, and remains

Oradora: Sophie Schasiepen

Data: 3 de abril de 2025

Hora: 14h–16h (GMT: Lisboa, PT)

Link ZOOM

 

Resumo da sessão

O podcast “Mourning the dead: Connecting histories of people, places, and remains” reúne diversas histórias ligadas aos restos mortais de pessoas e à sua deslocação
violenta durante, ou na sequência, do domínio colonial. Estas histórias abordam o seu significado na memória da escravatura, nos movimentos anticoloniais e pós-coloniais, nas políticas da memória, no desmantelamento do racismo científico e nos processos de restituição.

Com enfoque em histórias relacionadas com o continente africano, este podcast propõe-se como um exercício de luto – um luto que pode impulsionar e fortalecer transformações no presente. 

Os episódios estão disponíveis em inglês e francês (e, na maioria, também numa terceira língua); O podcast está alojado nas plataformas Spotify e Apple Podcasts, com os títulos Mourning the dead ou Porter le deuil des morts;

O podcast foi produzido no âmbito da exposição Branching Streams – Sketches of Kinship.

 

Sobre a oradora

Sophie Schasiepen é investigadora de pós-doutoramento na University of the Western Cape e curadora na House of Austrian History, em Viena.

 

***

 

Sobre as Oficinas de Reparação e Restituição do CRIA

Entre os meses de abril a dezembro de 2025 o Grupo de Restituição e Reparação do CRIA promove um novo ciclo de oficinas dedicadas ao tema de Restituição e Reparação, à semelhança do ocorrido no ano passado.

A partir de de 2023, o grupo de investigação Práticas e Políticas da Cultura, e designadamente o seu Grupo de Trabalho sobre Restituição e Reparação, organiza oficinas (workshops) que consistem em seminários sobre o tema da restituição, incluindo os diversos tópicos relacionados, tais como: reparação, descolonização, história da antropologia, museologia, ressignificação, metodologias colaborativas, praticas de cura, transferência de conhecimentos, novas narrativas históricas e regimes e praxis de acesso, propriedade, gestão de dados e digitalização de coleções e arquivos. As oficinas também atendem à pluralidade de problemáticas associada à diversidade de contextos culturais, nacionais e transnacionais.

Os seminários consistem em reuniões de discussão com especialistas e outros agentes com experiência nestas áreas, precedidas de sessões de debate, abertas à comunidade CRIA e IN2PAST, sobre artigos científicos ou outros textos relacionados com as temáticas abordadas. Diferentemente do formato mais convencional praticado em contexto académico, as Oficinas sobre Restituição e Reparação têm uma natureza intimista, com vista à construção de trabalho interno de aprendizagem,
conhecimento e afetação a partir dos materiais discutidos. Nesse sentido, solicitamos a manifestação prévia aos coordenadores do grupo de investigação PPC de quem pretender participar nas sessões.