Quem canta reza duas vezes
Exposição
Todo o dia (1 Jul a 31 Ago 2024)
Estação de São Bento, Porto
A Estação de São Bento, no Porto, recebe, até 31 de agosto, a exposição Quem canta reza duas vezes: a Música no Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto. Esta é uma iniciativa do projeto AVEMUS – A Música em estilo concertante no antigo Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1775-1829), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e realizado no enquadramento institucional do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH.

A exposição temática encontra-se instalada no átrio principal da Estação Ferroviária de São Bento, no Porto, e está construída no mesmo terreno anteriormente ocupado pelo Mosteiro de São Bento da Avé-Maria. Com curadoria de Ana Maria Liberal (professora da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e investigadora no CESEM), a iniciativa compõe-se de seis totens com textos em português e inglês, que abarcam distintos aspetos acerca da história do antigo cenóbio beneditino feminino portuense, com especial ênfase na idiossincrasia do repertório musical do mosteiro e nas extraordinárias capacidades técnicas das suas monjas músicas. A exposição conta ainda com registos iconográficos históricos do antigo mosteiro e fac-símiles dos seus manuscritos musicais, atualmente preservados na Secção de Música da Biblioteca Nacional de Portugal. Através de códigos QR, o público que visitar a exposição tem acesso a gravações fonográficas e videográficas de uma seleção musical do repertório em causa, realizadas no enquadramento do projeto.

A entrada para a exposição é gratuita.

—

The exhibition “Who sings prays twice: the Music at the Monastery of São Bento da Avé-Maria in Porto” is one of the initiatives of the AVEMUS project – Music in concertato style at the Monastery of São Bento da Avé-Maria in Porto (1775-1829). Funded by the FCT and carried out within the institutional framework of CESEM – FCSH, UNL, this thematic exhibition is curated by Ana Maria Liberal. São Bento Station, which now hosts this free exhibition, was built where the monastery once stood.

Referência do projecto / Project reference: 2022.01889.PTDC