Slavery Impacts & Meaningful Change com David Montero
Seminário
CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 217

O ICNOVA (Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa), a iniciativa UNBREAKABLE HERITAGE, e a Universidade de Santiago (Cabo Verde) convidam à participação no Semináro Slavery Impacts & Meaningful Change, com os oradores David Montero (autor e jornalista de investigação) Inocência Mata (professora e investigadora, UL – CEcomp), dia 3 de junho, às 18h, Campus de Campolide da NOVA FCSH (Sala 217).

Unbreakable Heritage é uma iniciativa vocacionada para a educação, defesa, promoção e sensibilização para a realidade histórica e os impactos atuais da escravatura negra enquanto genocídio. Tem como objetivo contribuir para o reconhecimento das consequências profundas e duradouras que teve sobre os indivíduos, as comunidades e as sociedades a nível mundial, assegurando uma compreensão abrangente do legado da escravatura negra.

David Montero

Autor do livro The Stolen Wealth of Slavery, A Case for Reparations, situado entre os \\\”10 melhores\\\” da Hachette Publishers Weekly na primavera de 2024, tendo sido o ”Melhor Livro de História do Mês da Amazon” em fevereiro de 2024. David Montero é um jornalista de investigação, produtor de documentários e autor. Nasceu em Brooklyn, Nova Iorque. Foi correspondente estrangeiro no Sul da Ásia. Para a PBS FRONTLINE, Montero escreveu e realizou \\\”State of Emergency\\\” (2008), bem como \\\”A Death in Swat\\\” (2009) e \\\”The Lost Generation\\\” (2010). Foi nomeado duas vezes para um prémio Emmy. Tem textos publicados na Time Magazine, The New York Times, The Christian Science Monitor, The Nation, Harvard Business Review, The Globe & Mail, Le Monde Diplomatique, Der Spiegel e muitos outros. Galardoado com o Prémio Daniel Pearl da Associação de Jornalistas do Sul da Ásia. Vive com a sua mulher em Boston.

Inocência Mata

Ensaísta, professora e investigadora natural de São Tomé e Príncipe. É na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área de Literaturas, Artes e Culturas que tem desenvolvido e partilhado o seu pensamento e investigação na área dos estudos pós-coloniais. É Membro fundador da UNEAS – União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe e Membro Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa – Classe de Letras

Andredina Cardoso

Empreendedora Social, dirigente associativa e conselheira de origem cabo-verdiana com mais de 35 anos de experiência no domínio das comunidades migrantes, Desde 2008 que integra projectos europeus da Diáspora Africana, nomeadamente a ADEPT (Africa-Europe Diaspora Development Platform), da qual foi membro fundador; . Colabora na implementação de parcerias público-privadas entre a empresa portuguesa DKC e governos e municípios de vários países africanos. Profissional de saúde desde 1997. Gestora Local do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em Setúbal desde 2022. Deputada Municipal em Sesimbra.