Doação Luiza Neto Jorge

A biblioteca de Luiza Neto Jorge, doada à NOVA FCSH, contém obras na área da Literatura, com maior incidência para Romances, Teatro, Poesia e Banda desenhada. O seu tratamento documental ainda está em curso.

 

Luiza Neto Jorge nasceu e morreu em Lisboa (1939-1989). Publicou em 1960 o seu primeiro livro de poemas, A Noite Vertebrada. Participou depois numa publicação colectiva, Poesia 61, que lançou um grupo de poetas muito marcante no quadro português.

Em 1962 partiu para Paris, onde viveu até 1970, data do seu regresso a Lisboa. Foi tradutora literária de profissão, reconhecida e premiada, sobretudo de grandes autores da literatura francesa. Também escreveu para o Teatro da Cornucópia e as Produções Teatrais de Osório Mateus, ou para filmes de Seixas Santos, Solveig Nordlund e Paulo Rocha. Manteve, ao longo dos anos, uma amizade com o pintor Jorge Martins que originou várias edições em colaboração.

A sua poesia tem tido sempre leitores e continua a não parecer datada, tal a sua força e originalidade. Gastão Cruz, figura de proa do grupo da Poesia 61, escreveu que, nela, as palavras são “pura dinamite”, definição tão sugestiva como certeira.

Reuniu em 1973 os seus primeiros livros, sob o título Os Sítios Sitiados. A sua obra completa foi coligida, já depois da sua morte, em Poesia (1960-1989).

 

Texto de Fernando Cabral Martins