Formação Bibliotecas

Conheça e inscreva-se nas formações disponibilizadas pela equipa da biblioteca.

Conheça e escolha

Todas as formações disponibilizadas pela equipa da biblioteca.

Sessão de formação sobre como pesquisar livros e artigos

  • Duração: 1h.
  • Descrição do público-alvo: estudantes de licenciatura e mestrado da NOVA FCSH.
  • Pré-requisitos: não aplicável. É recomendável que previamente se proceda à configuração do seu browser para usar o servidor proxy da FCSH. Instruções aqui.
  • Número máximo de formandos: 20.

Datas:

  • 24 de abril, 18h – Online
  • 29 de abril, 14h – Av. Berna

Objetivo geral: o objetivo geral da sessão de formação é ministrar aos/às estudantes a formação necessária para que se tornem mais proficientes e autónomos na pesquisa e recolha de informação em catálogos bibliográficos online e na pesquisa e recolha de informação em bases de dados, através do NOVA Discovery – agregador de conteúdos da Universidade Nova de Lisboa.

Objetivos específicos: No final da sessão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Considerar a informação, distinguindo a sua relevância perante a sua necessidade;
  • Entender, construir e aplicar estratégias de pesquisa;
  • Saber localizar e manipular corretamente fontes, recursos e ferramentas;
  • Utilizar autonomamente as plataformas eletrónicas.

Conteúdos programáticos:

  • Definir estratégias de pesquisa e recuperação de informação;
  • Apresentação e manipulação do Catálogo da NOVA FCSH e do NOVA Discovery;
  • Esclarecer como é efetuado o acesso ao Nova Discovery, para poder aceder ao texto integral online de publicações científicas;
  • Apresentação de outros catálogos;
  • Ensinar a interpretar um registo bibliográfico, descarregar a publicação e utilizar as ferramentas auxiliares de registo (citar; permalink, etc.).

SESSÃO DE FORMAÇÃO sobre como fazer uma bibliografia

  • Duração: 2h.
  • Descrição do público-alvo:  estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento e investigadores da NOVA FCSH.
  • Pré-requisitos: É recomendável a instalação do Mendeley Reference Manager ou Zotero.
  • Número máximo de formandos: 20.

Datas – Zotero:

  • 22 de abril, 18h – Online
  • 5 de maio, 10h – Av. Berna

Datas – Mendeley:

  • 6 de maio, 14h – Av. Berna
  • 8 de maio, 18h – Online

Objetivo geral: esta ação de formação tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes os conhecimentos necessários para uma correta utilização dos gestores bibliográficos Zotero e Mendeley, os quais permitem recolher e organizar bibliografia e inserir automaticamente as citações e referências bibliográficas nos documentos.

Objetivos específicos: No final da sessão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Saber criar e organizar a sua biblioteca em qualquer dos gestores bibliográficos;
  • Fazer citações e bibliografias diretamente com o plugin do seu gestor bibliográfico no processador de texto que utiliza;
  • Descobrir referências bibliográficas.

Conteúdos programáticos:

  • O que são gestores bibliográficos e para que servem;
  • Quais as diferenças entre eles;
  • Registo e instalação dos gestores e plugins importantes (MS Word plugin);
  • Recolher referências bibliográficas;
  • Organizar a biblioteca de referências;
  • Funções do PDF;
  • Criar citações e bibliografias;
  • Pesquisa de referências bibliográficas.

SESSÃO DE FORMAÇÃO sobre ACESSO ABERTO EM TESES E DISSERTAÇÕES

  • Duração: 1h.
  • Descrição do público-alvo:  estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores da NOVA FCSH.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número máximo de formandos: 20.

Datas:

  • 6 de maio, 18h – Online
  • 7 de maio, 14h – Av. Berna

Objetivo geral: o objetivo desta sessão é dotar os/as estudantes de mestrado e doutoramento de informação relativa ao acesso aberto e de como este conceito influencia a organização da sua tese ou dissertação.

Objetivos específicos: No final da sessão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer o conceito de geral de Ciência Aberta e em particular os diferentes tipos de acesso à informação;
  • Conhecer o RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa;
  • Conhecer as normas aplicáveis à organização de uma tese ou dissertação na NOVA FCSH.

Conteúdos programáticos:

  • Explorar os conceitos de Ciência Aberta, Acesso Embargado, Acesso Aberto e Acesso Fechado;
  • Apresentação e exploração do RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa;
  • Esclarecer como é efetuado o depósito e a disponibilização das teses e dissertações no RUN e as suas implicações na organização de uma tese ou dissertação na NOVA FCSH;
  • Breve apresentação das problemáticas associadas ao Regulamento Geral de Proteção de Dados, Legislação de Direitos de Autor e de Direito de Imagem.

SESSÃO DE FORMAÇÃO sobre como fazer apresentações

  • Duração: 2h.
  • Descrição do público-alvo:  estudantes de licenciatura da NOVA FCSH.
  • Pré-requisitos: não aplicável. É recomendável que se crie uma conta gratuita na plataforma Canva.
  • Número máximo de formandos: 20.

Datas:

  • 30 de abril, 18h – Online
  • 8 de maio, 14h – Av. Berna

Objetivo geral: explorar estratégias para criação de uma apresentação visual através da plataforma Canva, sensibilizando os/as estudantes para a sua importância na comunicação académica e de investigação.

Objetivos específicos: No final da sessão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a importância de uma apresentação estruturada;
  • Saber usar as ferramentas essenciais do Canva;
  • Compreender a necessidade de adaptação de recursos visuais ao tema.

Conteúdos programáticos:

  • Tipos de apresentação e o seu impacto nos públicos;
  • Ferramentas do Canva: design, texto e imagem;
  • Seleção de recursos visuais de suporte a apresentações.

SESSÃO DE FORMAÇÃO sobre literacia da inteligência artificial

  • Duração: 2h.
  • Descrição do público-alvo:  estudantes de licenciatura e mestrado da NOVA FCSH.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número máximo de formandos: 20.

Datas:

  • 30 de abril, 14h – Av. Berna
  • 5 de maio, 18h – Online [ESGOTADA]

Objetivo geral: apresentar algumas ferramentas de inteligência artificial e o seu potencial para os/as estudantes, fazendo a ligação aos conceitos fundamentais da literacia e da integridade académica e promovendo um comportamento responsável na sua utilização.

Objetivos específicos: No final da sessão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os conceitos fundamentais de inteligência artificial, distinguindo diferentes tipos de modelos e suas aplicações académicas;
  • Utilizar de forma crítica as ferramentas de IA, identificando suas limitações, riscos e possíveis vieses;
  • Aplicar estratégias para formular perguntas (prompts) eficazes, melhorando a precisão e relevância das respostas obtidas;
  • Integrar a IA de maneira ética e responsável respeitando os princípios de integridade académica.

Conteúdos programáticos:

  • O que é a Inteligência Artificial Generativa;
  • O que são os LLM (Large Language Models) e quais os principais modelos disponíveis;
  • Ferramentas de IA específicas para as necessidades dos/as estudantes;
  • Estratégias para criação de prompts e formulação de problemas;
  • Riscos da utilização inadequada de informações obtidas por IA e métodos para promover a sua utilização responsável.

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE como evitar o plágio

  • Duração: 1h.
  • Descrição do público-alvo:  estudantes de licenciatura da NOVA FCSH
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número máximo de formandos: 20.

Datas:

  • 28 de abril, 14h – Av. Berna
  • 29 de abril, 18h – Online

Objetivo geral: o objetivo da sessão de formação é sensibilizar os/as estudantes para o que é o plágio e fornecer ferramentas para o combate ao mesmo.

Objetivos específicos: No final da sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Saber o que é o plágio;
  • Dominar estratégias e ferramentas de combate ao plágio.

Conteúdos programáticos:

  • Uso de fontes (de leitura generalista/abrangente; bibliografia geral);
  • Apresentação de tipos de citação e abreviaturas;
  • Caso prático com norma bibliográfica.
  • Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Destaques da Biblioteca

Como fazer uma bibliografia: Zotero
Como fazer uma bibliografia: Zotero
Como pesquisar e livros e artigos
Como pesquisar e livros e artigos
Como evitar o plágio
Como evitar o plágio
Como pesquisar livros e artigos
Como pesquisar livros e artigos
Como evitar o plágio
Como evitar o plágio
Literacia da Inteligência Artificial
Literacia da Inteligência Artificial
Como fazer apresentações
Como fazer apresentações
Como fazer uma bibliografia: Zotero
Como fazer uma bibliografia: Zotero
Literacia da Inteligência Artificial
Literacia da Inteligência Artificial
Como fazer uma bibliografia: Mendeley
Como fazer uma bibliografia: Mendeley
Acesso Aberto em teses e dissertações
Acesso Aberto em teses e dissertações
Camilo Castelo Branco: 200 anos
Camilo Castelo Branco: 200 anos