Projetos
Rossio – Ciências Sociais, Artes e Humanidades
Duração do projeto: desde 2017
Gestão do projeto: NOVA FCSH, Arquivo Municipal de Lisboa, Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, DGLAB, DGPC, Fundação Calouste Gulbenkian, TDMII, Arquivo.pt
Descrição e objetivos do projeto: a infraestrutura ROSSIO assume como sua principal missão agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais sobre as Ciências Sociais, Artes e Humanidades provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados. Através de uma infraestrutura de pesquisa dinâmica, o ROSSIO visa fornecer uma ampla, diversificada e preciosa gama de conteúdos de qualidade e serviços de grande potencial para as indústrias culturais e criativas. Por via de uma plataforma aberta, livre e gratuita para todos, o ROSSIO pretende possibilitar usos inovadores dos conteúdos digitais, estimular o ensino e potenciar o desenvolvimento de mais e melhor investigação, contribuindo ainda para a internacionalização da produção científica sobre as CSAH.
A infraestrutura ROSSIO integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) e é o nó português do Digital Research Infraestructure for the Arts and Humanities (DARIAH).
Mais informações: https://rossio.pt/front/infrastructure.
Contacto: rossio@fcsh.unl.pt
NOVA Discovery
Duração do projeto: desde 2015
Gestão do projeto: Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Universidade NOVA de Lisboa
Descrição e objetivos do projeto: NOVA Discovery é um serviço de descoberta que permite criar um índice integrado de todos os recursos de informação da Universidade NOVA de Lisboa. De uma forma centralizada, no mesmo ambiente e através de um único ponto de acesso, os utilizadores poderão pesquisar em simultâneo:
- Todos os catálogos bibliográficos da Universidade NOVA de Lisboa;
- RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa;
- B-On;
- Bases de dados de publicações científicas subscritas pela NOVA FCSH e pelas Unidades de Investigação.
RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa
Duração do projeto: desde 2008
Gestão do projeto: Grupo de Trabalho NOVA CRIS
Descrição e objetivos do projeto: O RUN pretende recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso à produção intelectual da Universidade NOVA de Lisboa. Esta plataforma, tem por objetivo: organizar e preservar os resultados da produção científica e académica da Universidade NOVA de Lisboa; permitir o acesso aberto à produção científica e académica da Universidade NOVA de Lisboa e dar visibilidade e aumentar o impacto da investigação desenvolvida na Universidade NOVA de Lisboa.
Contacto: repositorio@fcsh.unl.pt
PURE e NOVA RESEARCH PORTAL
Duração do projeto: desde 2016
Gestão do projeto: Grupo de Trabalho NOVA CRIS
Descrição e objetivos do projeto: Descrição e objetivos do projeto: o PURE é o sistema de gestão de informação científica da Universidade NOVA de Lisboa. Este sistema contém informação relativa à produção científica das suas equipas de investigação, nomeadamente publicações, em todas as tipologias, e ainda atividades. Permite a criação e gestão de um CV por parte dos investigadores da Universidade NOVA de Lisboa com acesso individual, sendo possível estabelecer relações entre as várias tipologias de conteúdo, com o intuito de proporcionar uma visão ampla a vários níveis: indivíduo, departamento, unidade de investigação, unidade orgânica e Universidade. Para além de proporcionar ferramentas de gestão de informação científica e relatórios a vários níveis na Universidade NOVA de Lisboa, os dados do PURE são também utilizados para apresentação no NOVA Research Portal, o qual disponibiliza ao público em geral uma visão sobre a atividade de investigação produzida na Universidade.
Mais informações: https://www.unl.pt/gestao-de-informacao-cientifica/
Contacto: pure@fcsh.unl.pt
Sistema de atribuição de DOI
Duração do projeto: desde 2019
Gestão do projeto: Grupo de Trabalho NOVA CRIS em parceria com FCT | FCCN
Descrição e objetivos do projeto: a FCT | FCCN associou-se à DataCite para oferecer à comunidade académica e científica um serviço nacional DOI, de forma gratuita, do qual a Universidade NOVA de Lisboa é beneficiária desde 2019. A implementação do projeto DOI na Universidade NOVA de Lisboa permite:
- Promover a Ciência Aberta;
- Estimular boas práticas na edição digital;
- Fomentar a utilização de métricas alternativas.
Contacto: registodoi@fcsh.unl.pt
Biblioteca Comum
Duração do projeto: desde 2021
Gestão do projeto: Universidade do Minho (coordenação); Universidade do Porto e Universidade de Aveiro
Entidade Financiadora: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020) através da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, que é o organismo intermédio.
Descrição e objetivos do projeto: o projeto Biblioteca Comum visa criar o serviço nacional agregador dos recursos bibliográficos das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia, visando facilitar o acesso, o conhecimento e a partilha racional de recursos bibliográficos pelas comunidades académicas e de C&T e contribuir para a melhoria dos padrões de interoperabilidade dos sistemas de catálogo das Bibliotecas Ensino Superior. Com este projeto pretende-se colmatar a inexistência de um ponto único de pesquisa de informação bibliográfica das Instituições de Investigação e Ensino Superior. A implementação desta plataforma viabiliza serviços de âmbito nacional entre instituições, contribuindo para uma gestão mais sustentada dos recursos bibliográficos e potenciando o acesso ao conhecimento e informação científica.
Mais informações: https://bibliotecacomum.pt/projeto/sobre-o-projeto/
Re.Data – Rede para a Gestão de Dados de Investigação
Duração do projeto: a partir de 2025
Gestão do projeto: Universidade do Minho (líder do consórcio); Universidade de Coimbra; ISCTE; Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Bragança.
Entidade financiadora: PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação. RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Objetivos do projeto: O projeto Re.Data – Rede para a Gestão de Dados de Investigação tem como missão criar e desenvolver uma comunidade de prática para a gestão de dados de investigação em Portugal e promover uma maior transparência na produção científica, visando o aumento do impacto social e económico da investigação através do acesso mais amplo e responsável aos dados. Este consórcio é constituído pela NOVA FCSH, NOVA FCT, NOVA IMS, IHMT, a Universidade de Coimbra, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade do Minho, que procuram garantir apoio na convergência com a legislação nacional e articulação com infraestruturas de apoio à investigação, garantindo a sustentabilidade de práticas de gestão de dados, alinhadas com as melhores normas internacionais.
INDEXAR – Diretório de Repositórios Digitais
Duração do projeto: desde 2019.
Gestão do projeto: FCT | FCCN (coordenação); DGLAB e NOVA FCSH.
Entidade Financiadora: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020) através da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, que é o organismo intermédio.
Descrição e objetivos do projeto: o INDEXAR – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento, é uma plataforma que visa gerir informação sobre os repositórios e revistas científicas digitais nas áreas da ciência, tecnologia e cultura. A plataforma foi criada no âmbito de uma medida Simplex+ cuja execução foi liderada pela FCT | FCCN e contou com a colaboração da DGLAB e Universidade NOVA de Lisboa, através da Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH.
Mais informações: https://www.indexar.pt/#/about
OPERAS – Open Scholarly Communication in the European Research Area for Social Sciences and Humanities
Duração do projeto: desde 2017
Gestão do projeto na NOVA FCSH: DBD da NOVA FCSH e DAI da NOVA FCSH
Descrição e objetivos do projeto: a Infraestrutura OPERAS coordena e centraliza recursos na Europa para responder, de forma eficiente, às necessidades de comunicação científica dos investigadores europeus das Ciências Sociais e Humanas e tem como principais objetivos:
- Transformar a Ciência Aberta numa realidade para a investigação das Ciências Sociais e Humanas;
- Alcançar um sistema de comunicação científica que beneficie investigadores, académicos, estudantes e a sociedade em geral, em toda a Europa e em todo o mundo, sem barreiras.
Mais informações: https://www.operas-eu.org/