Apresentação

O acesso à educação escolarizada constitui um direito universal que promove o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, enquanto garante um padrão de vida mais satisfatório, pacífico e democrático. A agenda 2030 da ONU inclui esse direito como quarto objetivo, numa formulação em que pontuam os valores da inclusão, da equidade, da aprendizagem diferenciada e da qualidade da formação. O cumprimento de tal desígnio requer a qualificação de profissionais e o aprofundamento da investigação nos diferentes domínios da área dos estudos educacionais, a par da disseminação dos resultados a públicos cada vez mais vastos.
 
A Secção Autónoma de Educação e Formação Geral visa dar um contributo académico relevante nesse sentido.  Ao agregar o conjunto de ciclos de estudos conferentes de grau na área dos estudos de educação, confere uma nova identidade a uma experiência consolidada desde os anos 80 do século XX, preparada para responder a novos desafios. A Secção Autónoma inclui uma oferta curricular, que combina ensino e investigação, de catorze cursos acreditados pela A3ES, com um corpo docente altamente qualificado e um historial de elevado sucesso formativo. Os seus principais domínios de intervenção são a formação inicial de professores, os estudos de educação e a educação para a multiculturalidade e o multilinguismo.

Oferta Curricular

Investigação

Consulte aqui as unidades de investigação da NOVA FCSH que trabalham nas áreas científicas dos cursos da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral assim como os projetos e parcerias desenvolvidos no âmbito da secção.
  • Conferência da MATSDA (Materials Development Association) na NOVA-FCSH: 5 e 6 de junho de 2024
  • Cátedra CIPSH: DIGITAL HUMANITIES IN EDUCATION (DHEDU) atribuída pela UNESCO ao Professor Carlos Ceia (2020-2025).
  • “Cidadania Ativa através do Diálogo em Comunidades de Ensino Virtuais” [ACT-DI-V]Projecto Europeu em colaboração com vários parceiros internacionais (UNIC, Chipre; Humboldt University, Alemanha; e Danilo Dolci Association, Itália). REFERÊNCIA 2022-1-CY01-KA220-SCH-000089062
  • SenseSquared – Becoming through the senses: towards artistic ways of being in the world (SenseSquared)
  • Projeto ESCXEL, Rede de Escolas de Excelência: CICS.NOVA em parceria com 9 Câmaras Municipais e respetivos Agrupamentos / Escolas públicas
  • Rede EU Kids Online: ICNOVA em parceria com 34 equipas nacionais de países/ universidades europeias.
  • Youth Skills; ySKILLS (2020-2024); H2020; Call H2020 – SC6 – TRANSFORMATIONS 2018-2019-2020 (Socioeconomic and Cultural Transformations in the Context of the fourth Industrial Revolution): ICNOVA – Parceria internacional entre 15 entidades, coordenado por Leen D’Haenens do Institute for Media Studies da University of Leuven. Coordenação nacional a cargo de Cristina Ponte, pela NOVA FCSH.
  • Plataforma Cria.On – Crianças e Adolescentes Online: ICNOVA e CICS.NOVA em parceria com o Centro Internet Segura.pt, Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens, Deco e Direção Geral da Educação.
  • MANESNATURALEZA (The individual, nature and society: study of their interrelations and representations in school manuals in Spain and Portugal in the last third of the 20th century): Referência/Código: PID2020-115282GAI00.
  • O Seminário Permanente de Ensino de Filosofia tem por objetivo criar um grupo de discussão sobre o ensino de filosofia, em continuidade com o Mestrado de Ensino de Filosofia e de modo a incluir todos os que estejam interessados em pensar em conjunto sobre o ensino da Filosofia.
  • Colaboração com a equipa do Projeto Ponte que trabalha com Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA) para apoio a iniciativas educativas e pedagógicas.

Comissão Coordenadora

Ana Isabel Lemos

Ana Isabel Lemos

Helena Topa Valentim

Helena Topa Valentim

Docentes da Secção

Contactos

Informações úteis

 

Secretariado da Secção Autónoma: Isabel Nicola

217 908 300 | 31346 edu.form@fcsh.unl.pt