Ângela Sofia Alves Ferraz
asaferraz@gmail.com

Unidade de investigação: Instituto de História da Arte (IHA)

Áreas de investigação: Conservação e Restauro, Museologia, Património

Formação
AnoÁreaGrauInstituição
2018Conservação e Restauro do PatrimónioDoutorFaculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
2009Museologia e PatrimónioMestreFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
2001Conservação e RestauroLicenciadoInstituto Politécnico de Tomar
  • Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita, "The use of documentary sources for identifying suppliers of painting materials in 19th-century Portugal". S. Eyb-Gree, J. H. Townsend, J. Kirby Atkinson, S. Kroustalis, K. Pilz, I. van Leeuwen, eds., Sources on Art Technological: Back to Basics. London: Archetype Publications, 2016, pp.145-146..
  • Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita, "How to become a painter in three hours': Artist's training in nineteenth century Portugal". A. Wallert, ed., Painting Techniques History Materials and Studio Practice. 5th International Symposium, Rijksmuseum, Amsterdam 18-19-20 September 2013. Amsterdam: Rijksmuseum, 2016, pp. 237-242.
  • Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita, "O Ensino da Pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto: Materiais e Técnicas (1836-1910). M. J. Neto, M. Malta, eds., Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas Artes do Rio de Janeiro, Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016, pp. 113-123.
  • Ferraz, Ângela, "Os materiais da pintura a aguarela no século XIX e a coleção do Palácio Nacional da Ajuda", J. A. Ribeiro, coord., Um Olhar Real: obra artística da Rainha D. Maria Pia. Desenho, Aguarela e Fotografia. Catálogo da exposição na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2016, pp. 148-155.
  • Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita, "No ateliê do pintor naturalista: espaços, equipamentos e materiais", Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França. Sessões Simultâneas. (2.ª ed. revista e aumentada). Lisboa: Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 2014, pp. 217-224.  
TítuloFonte de financiamentoInícioEstado
Crossing borders: História, Materiais e Técnicas na Pintura Portuguesa do Romantismo, Naturalismo e Modernismo: 1850-1918. (PTDC/EAT-EAT/113612/2009)Concluído
CargoInícioFim
Técnica superior da Câmara Municipal de Tomar (2002-2011)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer