Marco Roque de Freitas
marcofreitas@fcsh.unl.pt
Sou um etnomusicólogo residente em Lisboa e na ilha da Madeira, Portugal. Sou Investigador Doutorado integrado no Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da Universidade NOVA de Lisboa, tendo concluído o meu doutoramento em Ciências Musicais (especialização em Etnomusicologia) em maio de 2019. Também colaboro com o Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH como Professor Auxiliar Convidado.
Os meus interesses teóricos centram-se nos seguintes tópicos:
  • Construção sonora de nações e nacionalismo no continente africano;
  • Comportamento expressivo, género e sexualidade;
  • Popular music e o estudo das indústrias da música;
  • Música, propaganda e conflito;
  • Humanidades digitais e infraestruturas de investigação;
  • História da Etnomusicologia.
Publiquei dois livros, incluindo A Construção Sonora de Moçambique (1974-1994), capítulos de livroe artigos em revistas científicas. Desde abril de 2023 que exerço funções no âmbito do projeto de investigação – ‘Battle of Frequencies’ (2022.03938.CEECIND) – que foi aprovado no âmbito do concurso internacional Estímulo ao Emprego Científico Individual (5.ª edição). O projeto tem como objetivo explorar a relação entre música, radiodifusão e propaganda durante a guerra de libertação em Moçambique (1964-1974).

Para mais informações, incluindo a lista completa de publicações, atividades de divulgação científica e de ensino, visite o websitehttps://marcofreitas.weebly.com/

Unidade de investigação: Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)

Formação
AnoGrauInstituiçãoÁrea
2019DoutoramentoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)Musicology
2014MestradoDepartamento de Ciências Musicais (DCM)Musicology
2010LicenciaturaDepartamento de Ciências Musicais (DCM)Musicology
  • Between War, Politics, and “Something Nice Back Home”  
  • Entre guerra, política e “uma visão positiva lá de casa”  
  • From “Sin Street” to “Education Street”  
  • 'Lost & Found' or 'Requiem for the new Mozambican man'  
  • Musical activity, show business and post-colonial politics in socialist Maputo, or ‘the multiple sides of a full circle’ (1975–1994)  
TítuloFonte de financiamentoInícioEstado
Concluído